Uma mensagem para o Dia Internacional da Alfabetização, 8 de setembro

b4609ae9d7

Foto UNESCO Brasil

Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do 50º aniversário do Dia Internacional da Alfabetização

Por 50 anos, o Dia Internacional da Alfabetização tem celebrado a alfabetização como uma forma de empoderamento para mulheres e homens, e para a sociedade como um todo.

Temos visto grandes progressos desde 1966, ano em que a UNESCO proclamou o Dia Internacional da Alfabetização. A população mundial aumentou de forma substancial, mas a quantidade de jovens adultos sem habilidades de leitura e escrita foi reduzida em 25% entre 1990 e 2015. Têm havido movimentos que visam a melhorar as oportunidades de alfabetização das mulheres – 43 países mostraram grandes melhorias em relação à paridade de gênero. O movimento mundial de Educação para Todos encabeçou muitas mudanças positivas.

Porém, isso não é o bastante. Hoje, existem ainda 758 milhões de adultos que não são capazes de ler ou escrever uma frase simples. Dois terços deles são mulheres. Na periferia da aldeia global, essas pessoas não recebem nenhum dos benefícios da globalização e sofrem todos os seus custos. Essas mulheres e esses homens são mais vulneráveis a problemas de saúde, à exploração e a abusos de direitos humanos. Eles também são mais propensos ao desemprego e ao recebimento de salários mais baixos. Incapazes de ler ou escrever, eles não conseguem realizar seu potencial pleno, e comunidades inteiras permanecem presas em círculos viciosos de pobreza, os quais fornecem as condições para a violência e os conflitos.

O analfabetismo continua a ser sinônimo de exclusão e pobreza – nós temos que reverter essa situação.

Esta é a promessa da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que estabelece uma nova visão mundial de prosperidade, sustentabilidade e paz em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – incluindo um objetivo específico de “garantir educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos”. A alfabetização é essencial para o sucesso em todos os sentidos. Como um fundamento dos direitos humanos e da dignidade, a alfabetização é vital para a erradicação da pobreza, para a igualdade de gênero, e para sociedades mais inclusivas e sustentáveis. É por isso que estamos lançando hoje a Aliança Global para a Alfabetização, para mobilizar investimentos e promover iniciativas inovadoras, com um enfoque de gênero e nas novas tecnologias de informação e comunicação (TIC). Nós devemos aproveitar todas as oportunidades – devemos trabalhar em todos os setores sociais e em todas as áreas do conhecimento.

O mundo mudou desde 1966, mas a nossa determinação de fornecer a todas as mulheres e a todos os homens as habilidades, capacidades e oportunidades para que se tornem tudo o que desejarem, na dignidade e no respeito, permanece tão firme como sempre. A alfabetização é a base para a construção de um futuro mais sustentável para todos – essa é a mensagem da UNESCO.

Mensagem em inglês

Mais sobre o Dia Internacional 2016

Fonte: Unesco Brasil

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes