PARTICIPE DA NOSSA PESQUISA

Fórum On Line da Diversidade Linguística Brasileira: Talian

Em comemoração aos seus 18 anos, o IPOL tem a honra de anunciar o lançamento do Fórum On Line da Diversidade Linguística Brasileira.

O Fórum On Line é uma iniciativa do Instituto e tem como objetivo conhecer um pouco mais sobre as línguas faladas no Brasil. As informações coletadas estarão disponíveis e poderão apoiar ações em defesa das comunidades linguísticas.

Além disso, o Fórum proporcionará um mapeamento das línguas brasileiras oferecendo bases para ampliar o seu reconhecimento no âmbito de duas políticas linguísticas importantes: a Política da Diversidade Linguística do Brasil (INDL), criada pelo Decreto nº 7.387/2010 e a Cooficialização de Línguas por Municípios, criadas por leis Municipais. Atualmente, há no Brasil 07 línguas que foram inventáriadas e são reconhecidas como Referência Cultural Brasileira, e 11 línguas que são cooficiais em 21 municípios.

Nesse momento, O Fórum on Line inicia suas ações com a língua Talian, cooficial em 06 municípios brasileiros e certificada como Referência Cultural Brasileira pelo INDL em 2014. O formulário possui perguntas em texto e áudios na língua de levantamento, nesse caso, o Talian. Todos que falam o Talian ou que, sendo descendentes de italianos, entendem as perguntas mas falam um “italiano diferente”,  podem responder. Haverá possibilidade para que cada um escreva sobre isso, indicando inclusive o nome da variedade que fala. O essencial, para nós, é que o Fórum seja respondido por falantes das línguas.

Nossa ideia é  ir ampliando essa pesquisa para o maior número de línguas possível. Pelo e-mail ipol.comunicacao@gmail.com, você, que é falante de outra língua, pode entrar em contato conosco enviando sugestões ou solicitações.

Desta forma, poderemos conjuntamente gerar um banco de informações em nível nacional como subsídio a pesquisas e a políticas linguísticas que delas  necessitem para suas deliberações.

Se você é falante de talian ou conhece pessoas que a falam, divulgue a pesquisa e ajude a valorizar e promover as comunidades linguísticas. E seja muito benvindo(a)!

Acesse o Fórum On Line da Diversidade Linguística | Talian e responda!.

 

Dúvidas e sugestões, fale conosco no ipol.coordenacao@gmail.com

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes