Mundos que se tecem entre “nosotros”: o ato de educar em uma língua ainda por ser escrita, de 03 a 07 de outubro de 2016

img_capaVIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação

Mundos que se tecem entre “nosotros”: o ato de educar em uma língua ainda por ser escrita

03 a 07 de outubro de 2016

Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ]
Faculdade de Educação [EDU]
Programa de Pós-Graduação em Educação [ProPEd]
Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias [NEFI]

Em sua oitava montagem, o Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, desdobrado pelo Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI – UERJ), propõe discutir a temática Mundos que se tecem entre “nosotros”: o ato de educar em uma língua ainda por ser escrita.

Nossos encontros já têm uma rica história: em junho de 2002, teve lugar na UERJ o I Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação “O valor do mestre – igualdade e alteridade na educação”, com a presença, dentre outros convidados, de Jacques Rancière e o lançamento de seu livro “O mestre ignorante”. A segunda edição do colóquio, em novembro de 2004, foi organizada sob o tema “O devir-mestre: entre Deleuze e a Educação”. A terceira edição do Colóquio fez homenagem ao filósofo francês Michel Foucault, nos 80 anos de seu nascimento em outubro de 2006. O IV Colóquio, em agosto de 2008, deixou de ter um filósofo como tema central para envolver uma temática: “Filosofia, aprendizagem, experiência”. O V Colóquio, em setembro de 2010, passou a ser Internacional. A sua temática foi “Devir-criança da filosofia: infância da educação”. O VI Colóquio, em agosto de 2012, teve como tema “Filosofar: aprender e ensinar”.

Em cada uma de suas edições, o colóquio reuniu em torno de quinhentos participantes. Em setembro de 2014, o VII Colóquio propôs o tema “O que pode a escola hoje em Nossa América?” no intuito de interrogar a potência da escola – como ambiente, como instituição, como forma, como espaço, como tempo, como mundo – em seu contexto cultural e político. Em 2016, a VIII versão do Colóquio se dará na forma de uma semana de Filosofia e Educação, que reunirá uma Jornada de Filosofias e Infâncias (6 e 7 de outubro) e o VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação (3 a 6 de outubro). A semana de educação é um evento aberto e gratuito, tanto para apresentadores de trabalhos quanto para participantes.

Nestes termos, busca engendrar um encontro coletivo de enunciação, a partir dos afetos experimentados no enlace do corpo com as seguintes questões:

Em meio às crises e sob os efeitos diversos dos modos de exercer os poderes em nosso tempo… Como temos problematizado o sentido da educação e, consequentemente, o sentido da própria atividade escolar na contemporaneidade? Como tem sido possível delinear relações mais alegres e potentes entre nós e os outros na ação de aprender e na de ensinar?

Por quais descaminhos novas estéticas ensinantes e aprendentes têm conseguido se esboçar? Que contrapontos temos traçado entre nossas errâncias educativas e o eterno retorno da força do que difere?

Enfim, trata-se de um convite para costurar juntos, e estender, em um varal no pensamento, uma colcha de retalhos espaço-temporal que manifeste em meio aos sufocos que enfrentamos no presente, o que temos feito de nós-outros enquanto sujeitos do discurso da educação.

Mais informações e programação em http://www.filoeduc.org/8cife/#

Fonte: Site do Evento

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