UFAM recebe XI Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil, em setembro

ufamUniversidade Federal do Amazonas (UFAM) recebe nos dias 21, 22 e 23 de setembro o XI Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil. O evento acontece simultaneamente com o XXIV Encontro Nacional de Professores Universitários da Língua, Literatura e Cultura Japonesa.

Durante os seminários haverá conferências, painéis de discussão, sessões de comunicações, sessão de pôsteres, atividades culturais e oficinas. Os encontros são organizados a cada dois anos, de forma rotativa, nas universidades públicas que oferecem curso de graduação em Letras – Língua e Literatura Japonesa. É a primeira que vez que a região Norte do país recebe o evento.

O tema do seminário é ‘Tessituras: encontro dos povos no encontro das águas’, que sugere uma reflexão sobre o encontro de ideias, de culturas, de interação, de convergências de pesquisas científicas e busca de novos conhecimentos.

O foco do evento está disposto em eixos temáticos, que pretendem acionar a reflexão em torno das seguintes questões:

LÍNGUA JAPONESA: TESSITURAS E CONVERGÊNCIAS – língua japonesa, perspectivas, complexidades linguísticas, aproximações teóricas implícitas ou explícitas, ensino-aprendizagem, mudanças pragmáticas da língua, de forma diacrônica;

TRADUÇÃO: INTENSIDADE E DENSIDADE – problemática enfrentada no âmbito linguístico, transcrição, fidelidade, intensidade, densidade e responsabilidade diante da escrita, o tradutor brasileiro;

LITERATURA JAPONESA: MAR DE FERTILIDADE – a obra, a comparação, a abordagem dos artifícios narrativos e a criação de sentidos, a subjetividade das coisas, o cenário caótico e a luz do florescer, a guerra com testemunhas, o antigo, o moderno e o contemporâneo;

IMIGRAÇÃO JAPONESA: LUGAR, CONDIÇÃO E REALIZAÇÃO SOCIAL – as diferentes composições culturais, que se desdobram em uma multiplicidade de outras expressões conforme as relações que se estabelecem a partir da mudança de espaço e de realidade social, o contexto da imigração na Amazônia.

CULTURA JAPONESA: MULTIPLICIDADE E CONTEMPORANEIDADE – identidade, artes japonesas, transfigurações culturais, tradição e influências, inovação, religião, costumes e cinema.

ENSINO: MÚLTIPLOS OLHARES – ensino e aprendizagem de Língua Japonesa, crenças, estratégias, processo cognitivo, interação entre sistemas, movimento do ensino de línguas e convergências.

ECONOMIA E POLÍTICA INTERNACIONAL: O BALANÇO DO BARCO – Economia do Brasil e do Japão, tratado de amizade, relações bilaterais e culturais.

Local do evento: Universidade Federal do Amazonas – UFAM – 69077-000, Avenida General Rodrigo Octávio, 6200, Coroado I, Manaus, Amazonas.

As inscrições podem ser feitas pelo site do evento, clicando neste link.

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes