Programa brasileiro de tradução para Libras é finalista em premiação no México
Software público foi desenvolvido pelo Ministério do Planejamento. Ele concorre com mais duas iniciativas na categoria ‘sociedade igualitária e colaborativa’.
O software público brasileiro VLibras – que permite traduzir textos, áudios e vídeos para a Língua Brasileira de Sinais, usada por pessoas com deficiência auditiva – é finalista em uma premiação internacional no México. A cerimônia celebra iniciativas para tornar as cidades “mais inteligentes”.
Criado pelo Ministério do Planejamento em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o programa concorre com outros dois finalistas na categoria “sociedade igualitária e colaborativa”. Os vencedores desta edição poderão expor o projeto no próximo congresso, em um stand de 9 metros quadrados.
O VLibras foi selecionado entre mais de 70 projetos assinados por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de diversos países da América Latina. A cerimônia de premiação do Latam Smart City Awards 2018 será em Puebla, em 12 de setembro.
O programa recorre a um intérprete de Libras virtual – como aqueles que aparecem em transmissão de sessões do Congresso – para transcrever planilhas, páginas na internet ou filmes, por exemplo.
Mais um brazuca
Outro aplicativo brasileiro finalista na mesma premiação é o “Saúde Já”, da Prefeitura de Curitiba. Ele concorre na categoria “transformação digital” e permite o agendamento de atendimentos clínicos e odontológicos nas unidades básicas de saúde, sem necessidade de fazer filas.
Fonte: G1
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.