Línguas da Nigéria estão em perigo

A Presidente da Associação de Linguística da Nigéria (LAN), Prof Chinyere Ohiri-Aniche,  disse que cerca de 400 línguas da Nigéria estão atualmente ameaçadas de extinção.

Ohiri-Aniche fez a revelação na celebração do Dia Internacional da Língua Materna na UNESCO, organizado pelo Ministério da Educação nigeriano, em colaboração com a LAN entitulado “Línguas locais para a cidadania global: destaque em ciência”. Ela comenta que as línguas foram ameaçadas devido à negligência e difamação no  passado, acrescentando que algumas línguas já foram  extintas, enquanto que 152 línguas estão à beira de serem extintas.

“A nossa maior preocupação, porém, é que as nossas línguas não estão sendo ensinadas a crianças em casas e escolas. Pesquisas mostram que, em média, 25 por cento das crianças com menos de 11 anos são incapazes de falar a língua dos pais. Se esta tendência continuar, então, as línguas nigerianas estarão em extinção em duas ou três gerações, ou seja, daqui a 50, 75 anos”. Afirma.

Ela chamou as partes interessadas (escolas, agências de telecomunicações, estabelecimentos de mídia, UNESCO e outras organizações internacionais) a tomarem medidas drásticas para impedir a morte das línguas nigerianas. De acordo com ela, os pais devem falar com os seus filhos na sua língua. Ela também pediu que as escolas garantam que cada criança seja ensinada na sua língua materna nas séries primárias e secundárias, como prescrito na Política Nacional de Educação desde 1977.

Ohiri-Aniche disse que o Ministério da Educação e o Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento Educacional da Nigéria devem restabelecer as línguas nigerianas como temas centrais no currículo sênior do ensino secundário. Afirma ainda que os ministérios federais e estaduais de cultura e orientação nacional também devem promover outras atividades culturais de entretenimento em línguas nigerianas.

A presidente da LAN exortou a Assembléia Nacional, as Assembléias Estaduais e outras partes interessadas a convocarem urgentemente uma Cimeira Nacional de Política Linguística. A cimeira, observou ela, proporcionaria um fórum onde os nigerianos iriam decidir se os seus idiomas devem ser autorizados a morrer ou serem salvaguardados.

“A cúpula também conduziria à promulgação de uma política linguística nacional abrangente para a Nigéria”, acrescentou. Ohiri-Aniche exorta que , com vontade política e direito popular , línguas nigerianas seriam salvas da extinção.

“Elas vão continuar a recuperar a sua vitalidade e, mais uma vez, jogar seus papéis legítimos em todos os aspectos de nossas vidas individuais e coletivas no século 22”, disse ela. Ela elogiou a UNESCO por expor os desafios enfrentadas pelas  línguas nigerianas. Hassana Halidu, o Representante da UNESCO Regional, disse que a celebração do dia foi importante para educar os nigerianos sobre o uso da língua materna.

Halidu instou o Governo Federal a revitalizar o uso das línguas nas escolas como uma forma de criar a paz e a harmonia no país. Ela disse que a UNESCO é  parceira do ministério e outras partes interessadas para revitalizar o uso das línguas no país.

Traduzido de : Daily Times Nigéria.

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes