Língua e cultura turcas em festivais

A Língua e Cultura turcas se farão presentes em festivais. Concorrentes foram selecionados para participar da 12 ª Olimpíada da Língua Turca.

Alunos estudantes de turco e que desejam competir na Olimpíada da Língua Turca anual, realizada na Turquia, em primeiro lugar competirão em seu país de origem. Os três países que selecionaram os finalistas foram a Alemanha, Moldávia e Uganda.

Turkish language and culture festivals held in three countries

A Alemanha realizou a sua Olimpíada Cultural turco-alemã pela quarta vez em Olimpiahalle, no Olympiapark de Munique, sob os auspícios do Estado da Baviera  e do Ministério da Educação, Ciência e Artes. Cerca de 10.000 pessoas estavam na platéia para assistir as músicas e as danças dos competidores.

Uma cerimônia de premiação foi realizada para os alunos que venceram em suas respectivas categorias na Olimpíada. Vários membros do Parlamento Europeu participaram do evento, incluindo İsmail Ertuğ do Partido Social Democrata (SPD), e os deputados federais alemães, como Florian Post (SPD), Doris Wagner (Verdes) e do chefe da Polícia de Munique Hubert Steiger, assim como os políticos do estado.

Apresentadores de televisão famosos alemães como Sabine Christiansen e Ali Bulut presidiram o evento. Em seu discurso de abertura realizado na cerimônia, especialista em educação Nilüfer Pekince disse que as Olimpíadas Culturais alemã-turca promove uma cultura de convivência.

Os participantes que obtiveram o primeiro lugar nas categorias de poesia e canto em turco alemão receberam seus prêmios no evento.

Elefterios Vassiliadis de Estugarda, que cantou a música Anadolu Benim (eu sou Anatólia), venceu a categoria de música turca. Anna Marie Tschaban de Duren conquistou o segundo lugar, enquanto Loa Burmester de Berlim ficou em terceiro lugar. Na categoria de poesia turca, Vivian Marca Sassen da cidade de Geseke ficou em primeiro lugar, Lura Heising de Solingen foi o segundo e Timoti Königshoven de Geseke ficou em terceiro lugar.

Florian Post afirma que nunca vai esquecer o evento, descrevendo a Olimpíada como muito impressionante no que diz respeito à diversidade e às diferentes culturas. “Eu não posso descrever o que estou impressionado com este evento. Eu nunca vou esquecer o programa”, disse o Post.

O Historiador Manfred Treml comentou que a cultura de convivência pode ser vista no salão, durante o evento. “Você pode sentir a unidade e união entre os hóspedes alemães e turcos”, disse ele.

Na Moldávia, o evento foi chamado de Língua e Cultura Festival. Foi organizado pelo moldávio Orizont High School, no Philharmonic Hall em Chisinau. Políticos, empresários, burocratas, artistas e pais de alunos da escola participaram do evento, bem como Mehmet Selim Kartal, o embaixador turco na Moldávia, apesar de um telefonema do ministro das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, avisando que não participaria de eventos relacionados com as Olimpíadas de idiomas em meados de março.

O Gerente Geral Adjunto de Orizont Instituições Educacionais, Hasan Karacaoğlu, que fez o discurso de abertura, afirmou que as escolas de sua organização estavam se esforçando para moldar os alunos para contribuir com o diálogo entre as diferentes culturas. Leonid Bujor, assessor de educação do primeiro-ministro da Moldávia, agradeceu a escola e seu corpo docente pela sua contribuição para a vida educacional da Moldávia. 12 alunos estarão representando Moldova este ano na 12 ª Olimpíada turca.

Escolas turcas em Uganda também organizaram um festival de linguagem para decidir quem vai para a Turquia para competir na Olimpíada deste ano. Os detalhes do evento em Uganda não estavam imediatamente disponíveis. O festival turco na França estava também  marcado.

Traduzido de: Todays Zaman.

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes