Inventário do Hunsrückisch (hunriqueano) vai ao Espírito Santo em Pesquisa de Campo

Equipe do IHLBrL em campo no ES, Ago/2017.

Em sua quarta Campanha de Campo, dessa vez, a Pesquisa está sendo realizada no Espírito Santo e iniciou no dia 12 de agosto de 2017, com atividades de pesquisa na Região Serrana do Estado para o Inventário do Hunsrückisch (hunriqueano) como Língua Brasileira de Imigração (IHLBrI) falada na região. A Equipe que está no ES é composta por Rosângela Morello (Coordenadora Geral da Pesquisa e do IPOL), Rodrigo Schelenker (Pesquisador do IPOL), Cleo V. Altenhofen (Professor da UFRGS e Coordenador da Pesquisa em Campo), Edenize Ponzo Peres (Professora da UFES) e André Kuster (Pesquisador).

Essa pesquisa tem como objetivo fazer com que essa língua faça parte do Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL) e possa, do ponto de vista político, ser reconhecida como referência cultural brasileira, conforme Rosângela Morello, Coordenadora Geral da Pesquisa e do IPOL.

Segundo Rosângela, essa é também uma oportunidade para que todas as pessoas que falam essa língua possam nos contar um pouco de suas experiências e compreendam como está a sua língua no Brasil, para se apropriarem da riqueza de serem falantes de uma outra língua, como um fato importante de sua vida e do futuro de seus filhos.

O trabalho iniciou no Município de Marechal Floriano com visita no centro para um primeiro levantamento das informações. Seguindo as atividades, em visita ao bairro Suído de Baixo, aconteceu a conversa com  Senhor Nilton, que apresentou um poucoda situação da comunidade em relação ao Hunsrückisch. A equipe de pesquisa seguiu, então, para o bairro de Boa Esperança, no qual foi possível fazer uma palestra sobre o projeto e seus objetivos em uma das igrejas do bairro. Além disso, a equipe foi convidada para participar da uma festa de aniversário que aconteceu no bairro e assim, poder conversar com muitas pessoas para participar um pouco da realidade daquela comunidade.

Em nome do IPOL, a equipe de pesquisa

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes