A Copa do Mundo é na Rússia, mas você conhece os detalhes do país?

Em qual continente fica a Rússia?

Por causa de suas enormes dimensões, o território do país está localizado em dois continentes: parte no leste da Europa e parte no norte da Ásia. Por isso, é muito comum ouvir que ele faz pare da Eurásia.

Qual o tamanho da Rússia?

A nação possui a maior extensão territorial do mundo – são 17.075.400 km². A Rússia é, portanto, cerca de duas vezes o tamanho do Brasil, que possui 8.514.876 km² e é o quinto maior país do planeta.

A Rússia é dividida em Estados e Regiões como o Brasil?

A Rússia é dividida em um total de 85 unidades federais, entre as quais são: 21 repúblicas, nove territórios, 48 províncias, cidades federais de Moscou e de São Petersburgo, uma província autônoma (Evréiskaia, Judaica) e nove distritos autônomos.

Quantos fusos horários existem na Rússia?

Ao todo, existem onze fusos horários na Rússia. Assim, quando é meio-dia no exclave de Kaliningrado, encostado na Polônia, na Europa central, já são 11 horas da noite nas cidades do extremo leste.

Qual a menor distância entre a Rússia e os Estados Unidos?

A menor distância entre o território russo continental (em seu extremo leste) e os Estados Unidos é de aproximadamente 88 quilômetros. No entanto, no oceano entre o Alasca e a Rússia, conhecido como Estreito de Bering, existem duas pequenas ilhas chamadas Big Diomede (russa) e Little Diomede (americana). O trecho de água entre as duas tem apenas 4 quilômetros, apesar de uma diferença horária de 21 horas.

Quanto tempo leva para atravessar a Rússia de ponta a ponta de avião?

O voo doméstico mais longo na Rússia é entre Khabarovsk, localizada a cerca de 30 quilômetros da fronteira com a China, e Sochi. A viagem demora por volta de 9h30 e percorre 6.900 quilômetros — é uma distância equivalente à que separa São Paulo e Orlando, na Flórida; ou São Paulo e Johannesburgo, na África do Sul.

Qual a distância da ferrovia trans-siberiana entre Moscou e Vladivostok?

Conhecida como trans-siberiana, a ferrovia entre Moscou e Vladivostok (rota principal) possui 9.288 quilômetros de extensão, cruza sete fusos horários e sua travessia pode ser feita em até oito dias de viagem.

Quantos países fazem fronteira com a Rússia?

A Rússia faz fronteira com catorze países: Azerbaijão*, Bielorrússia*, China, Estônia*, Finlândia, Georgia*, Cazaquistão*, Coreia do Norte, Letônia*, Lituânia*, Mongólia, Noruega, Polônia e Ucrânia*. Oito desses países (marcados com asterisco), foram também parte da extinta União Soviética.

Qual é a capital da Rússia e quantos habitantes vivem lá?

A capital russa é Moscou. A cidade tem 11,92 milhões de habitantes. Para comparação, Brasília tem 2,48 milhões e a região metropolitana de São Paulo tem por volta de 24 milhões.

Por que o metrô de Moscou é famoso?

Conhecido como “palácio subterrâneo”, o metrô de Moscou é um dos mais famosos do mundo. Algumas estações do centro da cidade são verdadeiras obras de arte, com esculturas, tetos ornamentados, pisos luxuosos, vitrais e lustres maravilhosos. Construído com a ajuda de milhares de trabalhadores e também de voluntários, o metrô da capital foi inaugurado em 1935. A extravagância foi ideia do então líder soviético Josef Stalin.

Algumas das estações mais belas são as de Mayakovskaya, Komsomolskaya, Prospekt Mira e Novoslobodskaya. Vale a pena a visita.

E o sistema de transporte chama a atenção não só pela beleza, mas também pela eficiência: a média de espera pelos trens é de somente 90 segundos. São 196 estações, doze linhas e mais de 325 quilômetros de percurso.

Qual é a população da Rússia?

A Rússia possui 144,3 milhões de habitantes e é o nono país mais populoso do mundo. O Brasil está atualmente em 5º lugar e possui 207,7 milhões.

Qual o idioma oficial do país?

A língua oficial do país é a russa. É a mais falada das línguas eslavas e a língua materna mais falada na Europa.

O idioma é escrito com uma versão modificada do alfabeto cirílico, composto por 33 caracteres, sendo 21 consoantes, 10 vogais e dois sinais.

Há minorias que falam outras línguas?

Ao todo, cerca de 100 idiomas são falados pelos 160 grupos étnicos da Rússia. De acordo com o último censo, 142,6 milhões de pessoas falam russo, seguido pelo tártaro com 5,3 milhões e pelo ucraniano, com 1,8 milhões de falantes. O russo é a única língua oficial, mas a Constituição dá às repúblicas o direito de possuírem uma língua nativa co-oficial.

Quais as comidas típicas da Rússia?

Entre os principais pratos da culinária russa estão as sopas, que são servidas quentes ou frias. Um dos tipos mais populares é o borsch, preparado com beterraba e outros vegetais, como repolho, cenoura, pepino e tomate. É servido normalmente com nata e batatas cozidas.

Entre os pratos com carne estão o shashlik, uma espécie de espetinho de carne feito por vezes também com vegetais, e o estrogonofe também muito popular no Brasil, mas que na Rússia é a preparado com smetana, uma espécie de creme azedo.

A salada Olivier, ou salada russa, que se assemelha a salada de maionese brasileira também é típica, assim como o pelmeni, uma massa feita de farinha e ovos com recheio de carne.

A paskha, um doce de queijo em forma de pirâmide, é tradicional na Rússia e em muitos países do Leste Europeu durante a Páscoa, na tradição da Igreja Ortodoxa. A iguaria é decorada com a cruz ortodoxa e inscrições em cirílico sobre a ressurreição de Cristo.

Qual a principal religião da Rússia?

Há quatro vertentes religiosas dominantes na Rússia: cristianismo, islamismo, budismo e o judaísmo. Porém, a religião mais difundida é o cristianismo da Igreja Ortodoxa, com aproximadamente 100 milhões de fiéis, ou 75% da população. O islamismo aparece em segundo lugar, com entre 9 e 20 milhões de seguidores, ou 5% da população.

Católicos, protestante, judeus e budistas compõem 1% do total, enquanto outras religiões representam 1%. Ao todo, 8% da população se considera ateia ou agnóstica.

Como é a bandeira da Rússia?

A bandeira da Rússia é tricolor e foi adotada oficialmente em 22 de agosto de 1991.

Bandeira da Rússia

Quantos anos tem a Rússia?

Essa é uma resposta complexa, pois a Rússia atual foi formada em etapas. O ano de 862 d.C. é reconhecido como a chegada dos primeiros russos étnicos ao território, incluindo alguns personagens historicamente ligados à Rússia. Em 1283, foi formado o Grande Ducado de Moscou. A data oficial de formação da Rússia czarista é 16 de janeiro de 1547, enquanto a de formação do Império Russo 22 de outubro de 1721. Com a revolução russa, o país virou uma república em 14 de setembro de 1917 e uma república socialista soviética em 7 de novembro do mesmo ano. A data nacional comemorada atualmente é a que marca a independência do país da extinta União Soviética: 12 de junho de 1990.

Quem é o presidente da Rússia?

O atual presidente da Rússia é Vladimir Putin. Ele está no poder há dezoito anos (parte dos quais como primeiro-ministro) e deve presidir o país pelo menos até 2024.

Fonte: Veja

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes