Conclusão das ações em São João Do Oeste pela equipe do Inventário do Hunsrückisch (hunriqueano) como Língua Brasileira de Imigração (IHLBrI)

Equipe IHLBrI sendo recebida pelo Prefeito de São João do Oeste.

A Equipe do Inventário do Hunsrückisch (hunriqueano) como Língua Brasileira de Imigração (IHLBrI), composta pelos pesquisadores do IPOL, Chari Gonzales, Lívia Gomes, Mariela Silveira, Rodrigo Schelenker e Tamissa Godói, e da UFRGS, Ana Carolina Winckelmann, concluiu suas atividades na Cidade de São João do Oeste, após ter ótimas experiências e atuação excelente para a composição do Inventário do Hunsrückisch (hunriqueano) como Língua Brasileira de Imigração (IHLBrI).

Tudo só foi possível com a recepção calorosa da cidade, a qual, mesmo durante sua tradicional e importante Semana Alemã, nos recebeu com muita abertura e disponibilidade.

Baile da Terceira Idade durante a Semana Alemã em São João do Oeste. Fonte: acervo próprio.

Durante a estada da equipe na Semana Alemã, 15 a 18 de julho, fomos recebidas pelo ex-prefeito Sérgio Luis Theisen e Felícia Muller Theisen, que, atualmente, trabalham junto à Cultura e Educação da cidade. Assim, a equipe foi apresentada à cidade, assistiu a abertura da Semana Alemã, participou de diversas atividades da semana, tais como o almoço alemão, a missa em alemão e no baile da terceira idade.

 

No baile, as pessoas estiverem intensamente abertas, o que permitiu a realização de muitas entrevistas com a população presente, por conta da sua belíssima receptividade. (Chari)

Seguindo o planejamento, a equipe visitou a rua dos comércios para entrevistas com os comerciantes e funcionários, a Kinder hause (creche municipal), Museu, Prefeitura e Secretaria de Cultura, com uma importante receptividade do prefeito, Sr. Fernando Bísigo, e dos funcionários, como a Secretária da Cultura e Educação, Sra. Silvane Baumgarten.

Após esses 4 dias de trabalho, a equipe encerrou suas atividades na cidade de São João do Oeste, voltou para a estrada rumo a Piratuba. Agradecemos toda colaboração e disponibilidade da cidade, essenciais para a realização do trabalho.

Igreja de madeira, onde aconece a missa em alemão, durante a Semana Alemã.

Em breve, publicaremos mais novidades da Terceira Campanha para coletas de dados do Inventário do Hunsrückisch (hunriqueano) como Língua Brasileira de Imigração (IHLBrI).

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes