Dissertação investiga cultura e língua pomeranas em escola de Santa Maria de Jetibá (ES)

Sintia Bausen Küster (ao centro) e os integrantes da banca de defesa de sua dissertação – Foto cedida por Sintia B. Küster.
Dissertação investiga cultura e língua pomeranas em escola de Santa Maria de Jetibá (ES)
Na última segunda-feira, 13 de julho, Sintia Bausen Küster, aluna do CE/PPGE/UFES, defendeu sua Dissertação de Mestrado intitulada Cultura e Língua Pomeranas: Um Estudo de Caso em uma Escola do Ensino Fundamental no Município de Santa Maria de Jetibá – Espírito Santo – Brasil. A dissertação, orientada pelo Prof. Dr. Erineu Foerste, foi resultado de uma pesquisa desenvolvida em uma escola localizada na zona rural, na localidade de Alto São Sebastião, no município de Santa Maria de Jetibá – Espírito Santo – Brasil, que possui um número expressivo de descendentes pomeranos, estabelecidos na região no final do século XIX. Analisou em uma escola de ensino fundamental, considerando a realidade sociolinguística dos alunos, como diferentes sujeitos, que ali interagem, veem e promovem sua cultura, em especial a língua pomerana. Avaliam-se aspectos do Programa de Educação Escolar a Pomerana (PROEPO) para verificar sua contribuição para a manutenção da língua materna pomerana.
Prorrogado prazo de submissão de trabalhos do 1ºENMP
Prorrogado prazo de submissão de trabalhos do 1ºENMP
Devido às ferias de julho e atendendo a solicitações de colegas, o prazo de submissão de trabalhos do 1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues (1ºENMP) foi prorrogado para o dia 31 de julho de 2015. Após a avaliação das propostas, os resultados serão divulgados no site do evento, com a emissão eletrônica das cartas de aceite, até o dia 06 de agosto de 2015.
Acesse aqui a página do 1º ENMP. Acesse aqui a página do 1ºENMP no Facebook.
webtv IPOL apresenta: ‘A Cooficialização de Línguas pelos Municípios: abrindo perspectivas’
webtv IPOL apresenta: ‘A Cooficialização de Línguas pelos Municípios: abrindo perspectivas’
Neste momento em que o IPOL organiza o 1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues (1ºENMP), a ser realizado nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2015 em Florianópolis-SC, apresentamos nesta postagem um vídeo sobre a política de cooficialização de línguas pelos municípios brasileiros.
As imagens do vídeo foram extraídas da apresentação da coordenadora-geral do IPOL, Rosângela Morello, na Jornada Temática Educação do Campo na Região Sul, realizada pela CONTAG, em Florianópolis, entre os dias 25 e 28/05/2015 (ver notícia aqui). O vídeo é uma produção webtv IPOL dirigida por Peter Lorenzo.
Assista o vídeo abaixo (ou clique aqui).
1ºENMP: submissões de trabalho até 13 de julho! Participe!
1ºENMP: submissões de trabalho até 13 de julho! Participe!
No dia 13 de julho (segunda) encerra o prazo para submissão de trabalhos do 1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues (1ºENMP)
Acesse aqui a página do 1º ENMP. Acesse aqui a página do 1ºENMP no Facebook.
Os interessados em participar nas sessões coordenadas do 1ºENMP apresentando trabalho precisam ficar atentos ao prazo de submissão de trabalhos, que encerra dia 13 de julho.
A proposta de trabalho para as sessões coordenadas do 1ºENMP deve ser enviada ao endereço de e-mail 1enmp2015@gmail.com, aos cuidados da Comissão Científica.
As submissões em sessões coordenadas estão abertas ao público em geral, acadêmicos, técnicos e gestores.
Consulte aqui as normas de submissão de trabalhos do 1ºENMP.
1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues (1ºENMP)

1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues (1ºENMP)
O IPOL, em parceria com o Observatório de Políticas Linguísticas (GP CNPq/UFSC) e com o Macroprojeto ALMA-H (UFRGS), realizará nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2015, em Florianópolis-SC, no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o 1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues (1ºENMP). Esse Encontro pretende ser um espaço de troca de experiências, discussão e formação para gestores, professores e agentes culturais, entre outros, de Municípios brasileiros que cooficializaram línguas ou que potencialmente desejam ou podem fazê-lo.
Acesse aqui o blog do 1ºENMP.
Política Linguística e Educação no Campo

Foto: Peter Lorenzo
Política Linguística e Educação no Campo
Políticas linguísticas de valorização e promoção de línguas brasileiras faladas por muitos moradores de pequenos municípios brasileiros podem impulsionar mudanças positivas para a Educação no Campo?
Que estratégias podemos definir para alavancar essa discussão?
Com essas questões provocadoras, a coordenadora do IPOL, Profª Drª Rosângela Morello, concluiu sua intervenção na Jornada Temática Educação do Campo na Região Sul, realizada entre os dias 25 e 28 de maio, em Florianópolis, pela CONTAG.
Leia também: Jornada Temática Educação do Campo na Região Sul


