A Política de Cooficialização de Línguas por Municípios e suas Potencialidades

cartaz_1enmpA Política de Cooficialização de Línguas por Municípios e suas Potencialidades

O minicurso A Política de Cooficialização de Línguas por Municípios e suas Potencialidades é destaque da programação do 1ºENMP

Acesse aqui a página do 1º ENMP. Acesse aqui a página do 1ºENMP no Facebook.

Um dos destaques da programação do 1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues (1ºENMP) é a oferta, de forma pioneira no Brasil, de um minicurso visando a formação de gestores, pesquisadores e demais interessados para atuarem de forma inovadora e dinâmica na gestão das línguas, especialmente em contextos bi ou plurilíngues, em diálogo com as áreas das politicas linguísticas, educacionais, culturais e tecnológicas. O foco é o processo de cooficialização de línguas, uma tecnologia social que vem sendo executada por municípios brasileiros a partir de 2002. De acordo com nosso levantamento mais recente, o Brasil atualmente possui 14 municípios que cooficializaram uma ou mais línguas (ver tabela), além dos quais há muitos outros com potencialidade para seguir esse caminho.

cooficializacao-linguasO minicurso será oferecido em dois módulos. No primeiro, serão abordadas as metodologias e as políticas de regulamentação e implementação de leis de cooficialização. Já o segundo focaliza os instrumentos para o mapeamento e as estratégias de promoção do multilinguismo.

O primeiro módulo será realizado no dia 23 e o segundo no dia 24 de setembro, ambos no Auditório Henrique da Silva Fontes (térreo do CCE Bloco B da UFSC), das 16:30 às 18:30h.

Ministrado por Rosângela Morello, Gilvan Müller de Oliveira e Ana Paula Seiffert, o minicurso terá duração de 6 horas. Os participantes que tiverem 100% de frequência receberão certificado específico.

Inscrição no Minicurso
Para inscrição no minicurso é preciso estar inscrito no 1ºENMP. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição. Não há custo adicional para a inscrição no minicurso. Após o dia 16 de agosto, enviaremos um comunicado aos inscritos no evento informando as orientações de inscrição no minicurso, como local virtual e prazos de inscrição.

O Evento
O 1º Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues (1ºENMP) será realizado nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2015, em Florianópolis-SC, no térreo do Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento, uma realização do IPOL em parceria com o Observatório de Políticas Linguísticas (GP CNPq/UFSC), o Macroprojeto ALMA-H (UFRGS), o Projeto Entrelínguas (UFSM) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e com apoio do Programa de Valorização das Línguas e Culturas Macuxi e Wapichana, objetiva apoiar e propiciar formação aos governos e instituições para atuarem de modo inovador e promissor na gestão das línguas e dos recursos que elas oferecem para qualificar a educação e as culturas; bem como abordar a gestão das línguas em nível municipal nesse quadro de cooficialização, considerando os aspectos para a regulamentação e implementação das leis e suas interfaces com educação, cultura, tecnologias e outras políticas que podem fomentar o desenvolvimento local e regional. Constituem público-alvo do evento os gestores e docentes indicados pelos municípios plurilíngues, bem como pelos demais municípios e entidades de apoio participantes, pesquisadores e professores do multilinguismo brasileiro e dos países do Mercosul e demais blocos, e estudantes de áreas afins.

Para maiores informações acesse a página do 1º ENMP: http://1enmp2015.blogspot.com.br

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes