Políticas Linguísticas e educação: migrações, fronteiras e deslocamentos

IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação

 

Políticas Linguísticas e educação: migrações, fronteiras e deslocamentos é um dos grupos temáticos contemplados na programação do IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, que acontecerá na semana de 23 a 27 de agosto de 2021

O GT dá prioridade às pesquisas que buscam refletir sobre os desafios implicados nas garantias dos direitos linguísticos no Brasil no campo da educação, considerando demandas intrínsecas à diversidade linguística existente no Brasil em confluência com o fluxo migratório recente.
Confira nossa programação e participe!

GT70: Políticas Linguísticas e educação: migrações, fronteiras e deslocamentos

Coordenadores:
Dayane Cortez (UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense), Rosângela Morello (IPOL), Ana Paula Seiffert (Instituto Federal Catarinense)

Programação

 

ST 70 – Sessão 1 – Sala virtual GT70 – Dia 24/08/2021 das 14:00 às 17:30

Local: Sala virtual GT70

  • Caique Fernando da Silva Fistarol (SEMED BLUMENAU), Isabela Vieira Barbosa (UNISOCIESC Blumenau)
    O Alemão como língua de imigração: um estudo de caso da Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau/SC

 

  • Myrna Estella Iachinski Mendes (ROCKFELLER)
    Polonês/polaco minha língua

 

  • Ana Cristina Balestro (UFF – Universidade Federal Fluminense), Pedrina Barros de Castro (INPI), Telma Cristina de Almeida Silva Pereira (UFF – Universidade Federal Fluminense)
    Trajetórias de Acolhimento Linguístico no Rio de Janeiro

 

  • Luciana Lanhi Balthazar (UFPR – Universidade Federal do Paraná)
    Políticas linguísticas para o ensino da Língua Italiana em Criciúma e região

Resumo: O presente trabalho apresenta o resultado de como … Veja mais!

  • Gisele Luz Cardoso (IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina), Karine Pereira Goss (IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina)
    O ensino do português como língua estrangeira no contexto atual

 

  • Karine Pereira Goss (IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina), Gisele Luz Cardoso (IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina)
    Ensino de português e da cultura brasileira para falantes de outras línguas: um panorama nacional

 

  • Tomoko Kimura Gaudioso (UFRGS)
    A política linguística do governo japonês como língua de herança dos imigrantes: o caso do ensino de língua japonesa no Rio Grande do Sul

 

 

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