Políticas Linguísticas e educação: migrações, fronteiras e deslocamentos é um dos grupos temáticos contemplados na programação do IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, que acontecerá na semana de 23 a 27 de agosto de 2021
O GT dá prioridade às pesquisas que buscam refletir sobre os desafios implicados nas garantias dos direitos linguísticos no Brasil no campo da educação, considerando demandas intrínsecas à diversidade linguística existente no Brasil em confluência com o fluxo migratório recente.
GT70: Políticas Linguísticas e educação: migrações, fronteiras e deslocamentos
Coordenadores:
Dayane Cortez (UNESC – Universidade do Extremo Sul Catarinense), Rosângela Morello (IPOL), Ana Paula Seiffert (Instituto Federal Catarinense)
Programação
ST 70 – Sessão 1 – Sala virtual GT70 – Dia 24/08/2021 das 14:00 às 17:30
Local: Sala virtual GT70
- Caique Fernando da Silva Fistarol (SEMED BLUMENAU), Isabela Vieira Barbosa (UNISOCIESC Blumenau)
O Alemão como língua de imigração: um estudo de caso da Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau/SC
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- Myrna Estella Iachinski Mendes (ROCKFELLER)
Polonês/polaco minha língua
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- Ana Cristina Balestro (UFF – Universidade Federal Fluminense), Pedrina Barros de Castro (INPI), Telma Cristina de Almeida Silva Pereira (UFF – Universidade Federal Fluminense)
Trajetórias de Acolhimento Linguístico no Rio de Janeiro
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- Luciana Lanhi Balthazar (UFPR – Universidade Federal do Paraná)
Políticas linguísticas para o ensino da Língua Italiana em Criciúma e região
Resumo: O presente trabalho apresenta o resultado de como … Veja mais! |
- Gisele Luz Cardoso (IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina), Karine Pereira Goss (IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina)
O ensino do português como língua estrangeira no contexto atual
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- Karine Pereira Goss (IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina), Gisele Luz Cardoso (IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina)
Ensino de português e da cultura brasileira para falantes de outras línguas: um panorama nacional
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- Tomoko Kimura Gaudioso (UFRGS)
A política linguística do governo japonês como língua de herança dos imigrantes: o caso do ensino de língua japonesa no Rio Grande do Sul
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