Mesa-redonda “A Diversidade Linguística dos Espaços da Língua Portuguesa”

fanceAcontece no dia 26 de maio de 2016, na Fundação Calouste Gulbenkian, Paris, mesa-redonda “A Diversidade Linguística dos Espaços da Língua Portuguesa”. A mesa terá participação de Ana Josefa Cardoso, Edleise Mendes, Gláucia Silva, Isabelle Simões Marques, Jaine Beswick e Michèle Koven. O encontro internacional é organizado em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (ILLP / CPLP).

Ao longo desta mesa redonda pretendemos debater o papel social e político da língua portuguesa nos seus diferentes territórios, refletindo criticamente sobre termos como “espaço lusófono” e “comunidade de língua portuguesa”. Essa reflexão leva-nos necessariamente à análise da sua transformação de língua colonizadora a língua oficial e língua de mobilidade internacional, tomando várias formas e estatutos oficiais, e remetendo-nos para a discussão em torno da importância que esta assume enquanto língua veicular com forte poder de mercado. Ao discutir estes processos, consideraremos o papel fulcral desempenhado pelas instituições como FCG, a UNESCO e o Instituto Internacional de Língua Portuguesa dentro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (IILP/CPLP) na promoção da língua portuguesa enquanto poder simbólico.

No âmbito deste diálogo interdisciplinar, entre Linguística, Sociolinguística, Sociologia, Antropologia, Literatura e Ciências da Educação, propomos focar nas seguintes questões:
– Que línguas de poder identificamos nos espaços da língua portuguesa, e em que espaços de ação?
– Falamos de repertórios linguísticos estanques e fixos ou flexíveis e negociáveis?
– Como definir a relação entre a norma fixa de cada língua e a sua fluidez? Que papel tem a norma fixa nos processos de mobilidade social dos indivíduos?
– Como evoluem as preferências no uso do português ao nível individual e global?

Finalmente, o presente encontro visa promover a colaboração de uma rede de investigadores de várias áreas disciplinares e de diferentes centros nacionais e internacionais, com o objetivo de iniciar debates e organizar eventos em torno destas temáticas.

Inscriçoes e informações: olga@ces.uc.pt

Fonte: Divulgação do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra

 

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes