II SEPOLH – Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança
II SEPOLH – Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança
O II SEPOLH – Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança será realizado em Munique, Alemanha, entre os dias 16 e 18 de outubro de 2015.
Os principais objetivos desta proposta são:
- propiciar maior intercâmbio de ideias e práticas entre os 12 países europeus que possuem instituições trabalhando na difusão da Língua Portuguesa e da cultura brasileira;
- incentivar a colaboração entre as instituições espalhadas pela Europa;
- disseminar o trabalho dessas instituições;
- dar maior visibilidade ao Ensino do Português como Língua de Herança na Europa.
Embora o maior objetivo do evento seja divulgar o trabalho de POLH na Europa, sabe-se que um trabalho em conjunto só tem a acrescentar à pesquisa e à disseminação da língua portuguesa e da cultura brasileira no mundo. Assim, estão abertas as inscrições também a colegas com iniciativas em outros continentes, seja com a apresentação de um trabalho na forma de pôster ou como participante.
Aos que desejarem apresentar um pôster sobre o trabalho que realizam, envie um resumo de até 200 palavras para info@sepolh.eu até 18 de setembro de 2015.
As inscrições estão abertas (a apresentadores de pôsteres e participantes apenas) através deste link: http://www.sepolh.eu/simposio-atual/inscricao.
Para maiores contatos, mande uma mensagem para info@sepolh.eu
Contexto
O Brasil tem presenciado um aumento na emigração de sua população, inclusive para países europeus desde a segunda metade dos anos 80. Um número considerável de brasileiros reside na Europa e o MRE (Ministério de Relações Exteriores) em 2009 estimou a presença de 180.000 brasileiros no Reino Unido, 137.000 em Portugal, 125.000 na Espanha, 89.200 na Alemanha, 70.000 na Itália, 60.000 na França, 57.500 na Suíça e 42.000 na Bélgica.
Há evidências de que os brasileiros que residem nesses oito países têm se organizado como comunidade e criado iniciativas para cultivarem suas bagagens culturais e linguísticas. Exemplo disso é a existência de pelo menos uma instituição que atua na difusão da Língua Portuguesa para crianças e/ou adultos em cada um desses países. Áustria, Noruega, Suécia e Irlanda, apesar de registrarem um número menor de brasileiros, também testemunham a atuação de instituições que promovem o ensino de Português como Língua de Herança (POLH).
Justificativa
Considerando o contexto descrito acima e reconhecendo que o trabalho dos vários grupos citados têm se desenvolvido de maneira individual e isolada, a Abrir (Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido – www.abrir.org.uk) reconhece que um trabalho mais colaborativo entre os países europeus com presença de imigrantes brasileiros tem grande potencial para benefício profissional dos coordenadores e professores, assim como, para benefício de aprendizagem das crianças que frequentam as aulas organizadas pelos diversos grupos.
Fonte: SEPOLH