Abertas inscrições para o GT “Plurilinguismo na Escola e na Sociedade” no XI Encontro do Celsul em Chapecó-SC

Abertas inscrições para o GT “Plurilinguismo na Escola e na Sociedade” no XI Encontro do Celsul em Chapecó-SC

Infcelsulormamos que estão abertas, até 19 de agosto, as inscrições de participantes com apresentação de trabalhos em Grupos de Trabalho (GT) no XI Encontro do Celsul – Círculo de Estudos Linguísticos do Sul!

O XI Encontro do Celsul acontecerá na UFFS, campus Chapecó, de 12 a 14 de novembro de 2014.

Dentre as propostas de grupos participantes está o GT “Plurilinguismo na Escola e na Sociedade“, coordenado pelos professores Cléo Vilson Altenhofen (UFRGS) e Maristela Pereira Fritzen (FURB-Blumenau).

Confira a seguir o resumo do GT:

O Grupo de Trabalho “Plurilinguismo na escola e na sociedade” tem por objetivo central promover a interlocução entre pesquisadores que têm como foco em seus estudos a temática do plurilinguismo na sua interface entre a escola e a sociedade. Mais precisamente, o GT busca analisar e debater as inter-relações entre o ensino de línguas, de modo geral, e as línguas ou variedades “da vida real”, efetivamente usadas no contexto social local e global. Com isso, busca-se abranger e visibilizar projetos e pesquisas desenvolvidas em diferentes situações de usos linguísticos, seja em contextos de fronteira, seja em grupos sociais de minorias linguísticas, seja ainda em contextos desfavorecidos de periferia urbana e rural, incluindo o ensino de línguas adicionais de maior ou menor prestígio no âmbito internacional. Ao lado dessa base de discussão, de ordem mais empírica, o GT objetiva aprofundar aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa e promoção do ensino de línguas em contextos plurilíngues. São tópicos para os quais se esperam contribuições relevantes: Educação linguística e plurilinguística. Escolas bilíngues e de fronteira. Relações entre ensino de português e de línguas adicionais. Variação linguística no ensino. Plurilinguismo e interdisciplinaridade no currículo escolar. (Pluri)letramento. Abordagens plurais no desenvolvimento de uma competência plurilíngue. Projetos de conscientização linguística (language awareness e awakening to laguage). Políticas de línguas minoritárias. Inventário da diversidade linguística brasileira. Discriminação linguística. Ações de revitalização linguística. Representações sobre línguas adicionais. Línguas minoritárias e formação de professores. Desenvolvimento de materiais de apoio ao ensino e promoção da pluralidade linguística. Espera-se, por fim, que o presente GT impulsione a reflexão sobre a dimensão política e ética dos processos teóricos e metodológicos do fazer pesquisa em cenários sociolinguisticamente complexos, em que o plurilinguismo constitui um aspecto-chave para a produção do conhecimento e a construção de uma educação reflexiva e integrada, inclusiva e de qualidade.

Faça sua inscrição aqui http://www.celsul.org.br/evento/cadastroTrabalhoEmGT.html

Para mais informações, acessem <http://www.celsul.org.br> e curtam a fanpage no Facebook <https://www.facebook.com/profile.php?id=100008261348197&fref=ts>.

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