UNESCO declara 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) aprovou ontem, 17 de outubro, em Paris, a proposta que declara o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. É a primeira vez que tal acontece com uma língua não oficial da UNESCO.
UM GRANDE PASSO PARA A LÍNGUA PORTUGUESA
A proposta foi inicialmente apresentada pelos nove países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, que lembraram que a língua portuguesa é a mais falada no hemisfério sul e que deixou marcas em várias outras línguas, desde a época dos Descobrimentos.
Vinte e quatro países de todo o mundo, entre eles Argentina, Chile, Luxemburgo e Uruguai, apoiaram desde início a proposta de destacar a Língua Portuguesa mundialmente e o conselho executivo da UNESCO foi unânime na aprovação.
Para António Sampaio da Nóvoa, embaixador de Portugal na UNESCO, a importância deste reconhecimento vai além de um dia no calendário. Em declarações prestadas à agência Lusa, o embaixador diz que estes “são movimentos no sentido do reconhecimento do português como língua da cooperação internacional”.
Atualmente, na Organização das Nações Unidas as línguas oficiais de trabalho são inglês, francês, chinês, espanhol, árabe e russo.
UMA OPORTUNIDADE DE MOSTRAR A CULTURA LUSÓFONA
O Dia Mundial da Língua Portuguesa irá ser oficialmente assinalado na sede da UNESCO e incluirá atividades culturais, desde exposições a apresentações musicais ou literatura. A organização fica a cargo dos países que têm o português como língua oficial.
A proposta, já aprovada pelo conselho executivo, terá agora de ser ratificada na Conferência Geral da UNESCO, que acontece em novembro.
A proclamação de dias internacionais é da responsabilidade da Assembleia Geral das Nações Unidas e, depois, nas suas áreas de competência, das agências especializadas das Nações Unidas, como a UNESCO, sendo que neste caso se designam dias mundiais. O Dia Mundial da Língua Portuguesa será integrado no calendário dos dias celebrados pela UNESCO e pelas Nações Unidas.
- Agencia Internacional de Prensa Indígena (AIPIN)
- Biblioteca Virtual de Direitos Humanos USP
- Blogue do Instituto Internacional da Língua Portuguesa IILP
- Centro de Documentação da CPLP (Facebook)
- Centro Europeu para Línguas Modernas do Conselho da Europa
- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa CPLP
- Diversidad Linguistica y Cultural A.C. (Facebook)
- Diversidade Linguística (Facebook)
- Fórum Universitário Mercosul FoMerco
- Instituto Nacional de Lenguas Indígenas INALI (México)
- L'Aménagement Linguistique dans le Monde (Canadá)
- Línguas (Comissão Europeia)
- Ministério da Cultura MinC
- Ministério da Educação MEC
- Observatório da Língua Portuguesa
- Observatório Europeu do Plurilinguismo
- Organización de Estados Iberoamericanos OEI
- Política Linguística (Facebook)
- Portal Cultural Plataforma9
- Repr. da UNESCO no Brasil
- Secretaría de Políticas Lingüísticas (SPL-Paraguay)
- Secretaría Xeral de Política Lingüística de Galicia
- UNESCO Español
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.