Televisão de Moçambique passa a transmitir programas em línguas locais

tvm

INHAMBANE: TVM transmite programas em línguas locais

Victorino Xavier

A Televisão de Moçambique (TVM) – Delegação de Inhambane vai lançar nesta sexta-feira, 30, na sua grelha informativa, programas e noticiários em gitonga e xitswa, línguas mais faladas na província.

O facto foi dado a conhecer ao nosso Jornal pelo delegado provincial da TVM, Silvestre Macuvele, o qual referiu que depois deste facto o próximo desafio será a incorporação do xope e ndau, outras duas línguas que fazem parte dos idiomas falados na província de Inhambane.

A introdução daquelas línguas nos programas informativos e noticiosos daquela estação televisiva pública, os quais serão transmitidas todos os dias a partir das 15.00 horas, surge em resposta a uma solicitação do público nesse sentido.

A língua ndau é mais falada no distrito de Govuro, que faz fronteira com a província de Sofala, enquanto xope exerce a sua influência nos distritos de Inharrime e Zavala. Xitswa é mais falada em Jangamo e gitonga na capital provincial e na cidade da Maxixe e parte de Morrumbene.

Silvestre Macuvele disse que com a introdução das línguas locais nos programas televisivos pretende-se expandir a informação para a maioria dos moçambicanos.

“Assumindo uma postura construtiva, os programas e noticiários em línguas locais visam informar e entreter todas as pessoas nas línguas pelas quais pensam e comunicam-se de forma a acompanhar e dotá-los de ferramenta suficiente para compreender e interpretar os assuntos que dominam a actualidade da província, do país e do mundo. Os falantes e ouvintes destas línguas terão a oportunidade de participar activamente no debate de ideias visando a consolidação da unidade nacional, aprofundamento da democracia, defesa da independência nacional e preservação da paz”, disse Silvestre Macuvele.

Para a concretização desta iniciativa, segundo disse o delegado da TVM, foi formada uma equipa jovem e bastante criativa que se vai ocupar não apenas na tradução dos noticiários e entrevistas que vão passar na janela em língua nacional, como também serão produzidos programas específicos.

Fonte: Jornal Notícias – Moçambique

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes