Tecnologias no Universo dos Surdos e da Libras

No Brasil existem mais de 10 milhões de pessoas com problemas auditivos. Sim, quase 5% da população total. Grande parte destes, são completamente surdos.

São inúmeros os desafios que um surdo apresenta no dia-a-dia. Embora os problemas associados com uma completa falta de audição possam parecer óbvios, há uma miríade de obstáculos específicos diários e específicos, os surdos têm que lidar, como se comunicar no escuro ou lidar com o preconceito.

No âmbito profissional, podemos citar como barreira as práticas de negócios que reduzem o acesso aos cidadãos surdos e com deficiência auditiva no mercado de trabalho.

A falta de padrões relacionados à qualidade de interpretação necessária em uma variedade de configurações, incluindo configurações educacionais, comunitárias, médicas e legais. Falta de educação sobre como usar os serviços de interpretação de forma correta, não estimulando a propagação da Língua de Sinais nem mesmo no ambiente escolar. Esses são alguns dos muitos problemas enfrentados no Brasil.

Muitas pessoas não sabem, mas é um direito de qualquer cidadão brasileiro que apresenta surdez, a presença de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) na escola ou faculdade que deseja estudar. Não importante se o local não possui um profissional habilitado no local. Assim como é obrigatório rampas de acesso para cadeirantes, é obrigatório a disponibilização de interpretes no âmbito educacional.

A língua de sinais não é universal. Ou seja, cada país possui seu próprio idioma voltado aos surdos. Assim sendo, a língua de sinais de nosso país apresenta características únicas, assim como a língua portuguesa também apresenta em sua linguagem. Na língua de sinais, nem mesmo o alfabeto é igual de país a país.

Felizmente, jovens focados em tecnologia estão utilizando seus conhecimentos para criar tecnologias que possam ajudar pessoas surdas. Abaixo apresentamos algumas ideias interessantes que estão fazendo a diferença.

Glide – Vídeo Chat Messenger

Glide é um aplicativo social que está fazendo a cabeça dos surdos pelo mundo. Como a maioria dos surdos sentem dificuldade em se comunicar verbalmente, o aplicativo de mensagens de vídeo permite que você envie vídeos longos de até 5 minutos de duração com as mãos livres. Dessa forma, a pessoa pode se comunicar utilizando a língua de sinais. Ele possui elementos como conversas em grupos, sendo possível fazer upload de vídeos para redes sociais e muito mais.

VLibras

Ele é um uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. Através dele, o surdo pode consumir conteúdos escritos e apresentados em sites ou ebooks.

SoundHound

Esse app é ótimo para surdos amantes da música surdos (sim, existem muitos!). Ao tocar uma música que ele gosta no rádio ou em um show, esses aplicativos o reconhecem instantaneamente e transmitirão letras ao dispositivo. É uma ótima maneira para pessoas surdas se envolverem em shows e aprender palavras ligadas as músicas de forma rápida e fácil.

Academia de Libras

A Academia de Libras é uma plataforma focada em ensinar a língua de sinais (Libras) à distância. Através dela é possível aprender desde o alfabeto e números, até coisas mais avançadas como aplicação de verbos e pronomes em diferentes contextos. Tudo isso através de um curso de libras online.

Fonte: TechNet

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes