Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP), em Santarém, Portugal
O SIMELP é constituído por vários Simpósios e Mesas-Redondas que pretendem funcionar como espaço aglutinador de discussões entre professores, pesquisadores, estudantes, em áreas como a linguística, a literatura, a cultura, a tradução, a educação, e, ainda, profissionais de outras áreas para quem a língua portuguesa se traduz num ponto de interesse.
Assim sendo, e à semelhança de edições anteriores – Universidade de São Paulo (2008); Universidade de Évora (2009); Universidade de Macau (2011); Universidade de Goiás (2013); Università de Salento (2015) -, temos a satisfação de contar com a presença de representantes de todos os Continentes.
Apresentação
Na senda dos pressupostos que são inerentes à criação do Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP), a sexta edição vai decorrer na cidade de Santarém, em Portugal, entre os dias 24 e 28 de outubro de 2017.
Santarém constitui-se como palco de união de línguas e culturas, desde o século VII a. C., passando por diferentes fases de regime político – 61 a. C.; 138 a.C.; 460; 714; 1093; 1147; 1506 – e tendo sida elevada à categoria de cidade em 1868.
No século XXI, volta a ser palco de união de culturas em torno de uma língua que evidencia, claramente, matizes culturais distintas, conferindo-lhe uma riqueza patrimonial e identitária imensuráveis. Assim, “A União na Diversidade” tem por objetivo proporcionar momentos de reflexão, de troca de experiências, de desenvolvimento científico e pedagógico.
É nesta partilha, que vai ocorrendo pelo mundo, que o VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa se pretende configurar como espaço de união e de coconstrução de conhecimento.
Mais informações, datas e programação no site: http://simelp.ese.ipsantarem.pt/ ou email: visimelp@ese.ipsantarem.pt