Por que falar outra língua na sala de aula é bom

Não foi há muito tempo que a educação bilíngue foi essencialmente banida da sala de aula, na Califórnia, graças a Proposição 227 . Avancemos 15 anos, e você vai descobrir que a educação bilíngüe é agora a norma – ao menos para uma cidade.

Conforme relatado no SFGate , San Francisco tornou-se rapidamente modelo em educação bilíngue na última década. Quase 30% dos alunos de Inglês da cidade estão inscritos em programas de educação bilíngue, com resultados promissores. Estudos recentes da Universidade de Stanford mostram que esses alunos são tão proficientes em seus resultados acadêmicos como alunos de ELL matriculados somente nos programas de língua inglesa.

 

Esses tipos de resultados mostram claramente que o apoio a língua nativa do aluno não é uma coisa “ruim”, no mínimo. Através de programas bilíngues, esses alunos recebem o apoio que precisam para começar a aprender, ao mesmo tempo, construir sobre as suas competências linguísticas o Inglês em um ritmo confortável.

Why Speaking Another Language in the Classroom is a Good Thing

Nem todos os distritos escolares concordam, no entanto. A maioria das cidades não são tão abertas a esta ideia como San Francisco, e não tem como a elevação de uma necessidade de apoiar a educação bilíngue, gastar  ou acabar construindo recursos para isto. Algumas administrações escolares em todo o país até tentaram “proibir” os estudantes de falar sua língua nativa completamente.

 Felizmente, a tendência em muitos distritos escolares agora é fornecer uma opção de educação bilíngue ou linguagem de imersão, se os recursos estiverem disponíveis, e por boas razões. Falar outra língua na sala de aula só ajuda os alunos, e até mesmo diminui o sentimento de alienação que alunos do ELL possam sentir com os assuntos acadêmicos.

Como o escritor do Care2 Steve Williams observa, há uma série de razões pelas quais a aprendizagem de uma segunda, terceira ou mesmo quarta língua pode melhorar a qualidade de vida do aluno. Os alunos matriculados em programas de imersão, por exemplo, tornam-se fluentes em duas línguas ao mesmo tempo. Esta habilidade pode ser transferida para o mundo profissional mais adiante na vida, se os alunos continuarem seus cursos, eles estarão em uma vantagem sobre seus pares. Além disso, o bilinguismo pode ajudar no crescimento do cérebro em memória e multitarefa, por causa das idiossincrasias linguísticas do novo idioma.

 Atualmente, a San Francisco Unified School District tem mais de 5.000 alunos matriculados em programas bilíngues. As línguas mais populares incluem Inglês, cantonês, espanhol, mandarim e coreano. Se eles começam como alunos do ELL ou Inglês-somente no jardim  de infância, esses estudantes se tornar proficientes em seu novo idioma, no ensino médio.

No entanto, apesar desses benefícios, simplesmente não há apoio suficiente ou interesse para a educação bilíngue tornar-se a norma em todo o estado da Califórnia. Atualmente não há esforços para rescindir a Prop 227, embora os distritos escolares tenham mais flexibilidade do que antes quando o projeto de lei foi aprovado em primeiro lugar. Mesmo assim, San Francisco pode continuar a ser modelo ao qual um ambiente de aprendizagem ideal poderia ser, e dar um exemplo de como o bilinguismo pode ser benéfico para todos.

Fonte: Care2.

 

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