Pesquisa mostra ameaças à seis línguas Yanomami

Fruto de uma parceria com o Iphan, a pesquisa faz parte do projeto “Diversidade Linguística na Terra Indígena Yanomami” e tem o objetivo de levantar dados sobre a diversidade linguística dentro desse território indígena.

Tarde Nacional – Amazônia desta quarta-feira (20), abordou uma pesquisa do Instituto Socio Ambiental (ISA), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  (Iphan), que além de identificar uma nova língua falada pelo povo Yanomami, mostrou que existem ameaças a essa e outras 5 línguas já identificadas. 

Quem esclareceu mais sobre o assunto foi o antropólogo Moreno Martins.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

Além de contar como foi o processo de produção da pesquisa, Moreno explicou quem são os Yanomami e a importância dessas línguas para a preservação da história desse povo.

“Sempre que uma língua é perdida, toda uma visão de mundo de um povo é perdida com ela.”, disse ele.

O antropólogo revelou ainda que durante o processo da pesquisa houve a participação de pesquisadores indígenas. Estes ajudaram a desenvolver idéias para que a sociedade e o estado possam ajudar a fortalecer essas línguas. Essas idéias serão colocadas em uma publicação, que será lançada nos próximos meses, podendo ajudar também a outros povos indígenas.

 

O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

Fonte: Rádio EBC

 

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo