I Seminário Nacional de Turismo da Fundação Casa de Rui Barbosa

turismoA Fundação Casa de Rui Barbosa ( site | facebook ), com sede na cidade do Rio de Janeiro-RJ, tem o prazer de convidar a comunidade acadêmica, bem como os profissionais de turismo, a participarem do evento que discutirá as relações e interseções entre turismo e cultura. O I Seminário Nacional de Turismo da Fundação Casa de Rui Barbosa ocorrerá nos dias 10 e 11 de maio de 2016. Nesta primeira edição, em virtude do ano olímpico, a temática abordará especialmente os efeitos dos megaeventos nos fluxos turísticos, destacando oportunidades e desafios para o Rio de Janeiro.

Faça já sua inscrição e envie também seu artigo para submissão entre os dias 04 de janeiro e 06 de março de 2016. O evento contará com quatro Grupos de Trabalho (Patrimônio, hospitalidade e turismo; Mobilidades e turismo; Grandes eventos, gestão e planejamento turístico; Faces do fenômeno moderno do Lazer) que permitirão ampliarmos as discussões sobre o turismo e contribuirmos para o desenvolvimento das pesquisas na área.

Além do tema principal da primeira edição, serão aceitos trabalhos que tenham como foco a área de turismo e seus desdobramentos, como descrito nos eixos temáticos dos GTs. O objetivo é a apresentação e discussão de estudos que promovam a reflexão e o debate entre estudantes, pesquisadores, professores e demais profissionais que atuam ou tenham interesse na área. Poderão submeter trabalhos estudantes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais, professores e outros gestores.

As inscrições serão aceitas mediante o envio do artigo completo via correio eletrônico, que deverá ter entre 10 e 15 laudas (incluindo bibliografia). Os textos deverão ser enviados de acordo com as normas da ABNT, respeitando as seguintes orientações: 1) Fonte Times New Roman, tamanho 12; 2) espaçamento de 1,5 linhas; 3) folha A4 (21 cm x 29,7 cm); 4) margem superior e esquerda, 3 cm; margem inferior e direita, 2 cm.; e, 5) estar no formato .doc e .docx.

O arquivo não deverá conter o nome do autor, pois a avaliação será realizada por meio do sistema double blind review (os avaliadores não têm acesso à identificação dos autores do trabalho que estão avaliando). Na primeira página do texto, devem constar os seguintes itens: título do artigo centralizado, em caixa-alta e em negrito; resumo de 5 (cinco) a 10 (dez) linhas, com espaçamento simples; e 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave. Serão aceitos artigos somente em português. Além da submissão do artigo por e-mail, o participante deverá também preencher o formulário de inscrição.

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Cada pesquisador poderá submeter, no máximo, 2 (dois) trabalhos, desde que em GTs diferentes. Os trabalhos poderão ter, no máximo, 3 (três) autores. A comissão científica considerará as submissões realizadas dentro do prazo estabelecido e só serão publicados nos anais se cumprirem as recomendações descritas acima. Os trabalhos que não forem apresentados durante o seminário serão desconsiderados.

A comissão científica se reserva o direito de julgar os casos omissos.

Eixos Temáticos

GT 1 – Patrimônio, Hospitalidade e Turismo
O GT 1 tem como objetivo explorar a questão do patrimônio cultural, considerando as dimensões material e imaterial, bem como sua relevância para a construção das identidades culturais. Busca-se ainda estabelecer uma ponte com os estudos da hospitalidade, refletindo acerca das suas manifestações no campo do turismo.

GT 2 – Mobilidades e Turismo
Além de englobar os estudos relacionados ao universo dos transportes, o GT 2 pretende incentivar o debate acerca do Paradigma das Novas Mobilidades. Extrapolando a mobilidade corpórea, imprescindível para o turismo, considerar-se-á outras categorias, como por exemplo: 1) o movimento físico de objetos; 2) a mobilidade imaginativa; 3) a mobilidade virtual; e, 4) a mobilidade comunicativa. Valorizar-se-á, sobretudo, a interface deste paradigma com os estudos do turismo.

GT 3 – Grandes eventos, gestão e planejamento turístico
No viés do planejamento e da gestão do Turismo, o GT 3 propõe uma análise acerca dos Grandes e Megaeventos, seus impactos positivos e negativos, bem como as oportunidades e desafios que representam para o Turismo. Pretende-se desenvolver uma reflexão acerca dos eventos de grande porte que a cidade do Rio de Janeiro sediou na última década, considerando, ainda, os preparativos para as Olimpíadas em 2016. Por fim, o GT pretende contemplar a dinâmica dos atores envolvidos, tal como poder público, empresas e as comunidades envolvidas.

GT 4 – Faces do fenômeno moderno do Lazer
O GT 4 tem como objetivo escrutinar o fenômeno moderno do Lazer, sendo o Turismo apenas uma das suas várias manifestações. Pretende-se explorar, conceitual e empiricamente, as diversas tensões inerentes ao campo, tal como sua relevância para a sociedade ocidental contemporânea.

O envio do trabalho deverá ser feito exclusivamente por e-mail, para o endereço pesquisa.turismo@rb.gov.br constando em assunto “Submissão de artigo”. As inscrições são gratuitas.

Informes sobre inscrições e submissão de artigos
A comissão de organização do I Seminário Nacional de Turismo informa que em pouco menos de uma semana depois de divulgar o evento atingiu o número máximo de inscrições: 280, definido pela capacidade do auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Percebendo que há interesse de outras pessoas, foi aberta uma lista de espera para que os interessados continuem se inscrevendo. Como ainda restam três meses até a data do evento, há grande chance de que alguns dos inscritos desistam de participar.

A lista de espera para ouvintes estará disponível a partir do dia 16 de fevereiro no site da Fundação Casa de Rui Barbosa e em sua página no Facebook. Caso você deseje apresentar algum trabalho, envie seu artigo para o e-mail: pesquisa.turismo@rb.gov.br

A comissão de organização reitera que o evento é gratuito e seu objetivo primeiro é possibilitar que o maior número de pessoas possa usufruir do seminário. Dessa maneira, em abril, será enviada aos 280 inscritos uma solicitação de confirmação de presença. Os participantes precisarão confirmar a presença. Após essa verificação, serão convidados os que estão na lista de espera, seguindo a ordem de inscrição, para ocuparem as vagas ociosas.

A chamada para submissão de artigos continua aberta. Até 06 de março de 2016, os artigos devem ser enviados por meio do e-mail pesquisa.turismo@rb.gov.br. Os participantes que tiverem seus trabalhos aprovados para os GT’s terão suas inscrições garantidas.

A organização do evento entende que a necessidade de confirmar a presença pode gerar certo transtorno, mas conta com a compreensão de todos.

Confira abaixo quadro com a programação preliminar do seminário.

turismo-programacao

Fonte: Museu Casa de Rui Barbosa

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes