Helder Macedo: Português tem de ser “língua da diferença”
Para o escritor, “se as várias culturas de língua portuguesa se levarem culturalmente a sério deixam de ser periféricas em relação à cultura inglesa e às outras culturas e passam a assumir a sua própria identidade”. “A sobrevivência da língua portuguesa vai ser muito menos dependente de Portugal europeu do que do Brasil, Angola, Moçambique. Esses é que são os países que vão manter a [sua] importância internacional e o desenvolvimento da língua portuguesa, com todas as variantes que vai ter”, argumentou.
Por outro lado, nenhuma língua é estática, pelo que “se se vai desenvolver em contacto ou participação e até criatividade de gente que vem de outras línguas e de outras culturas – que é o caso dos africanos – é claro que a língua vai ser muito diferente”, prevê Helder Macedo, que aprendeu português nos bancos de uma escola primária de Moçambique. “Nós, falantes e praticantes da língua portuguesa, – temos acesso a outras línguas, ao inglês, por exemplo, – mas os de língua inglesa não nos leem: São profundamente ignorantes da diferença”, defendeu, apontando que “o nosso problema em relação à língua portuguesa é manter a integridade da diferença num mundo cada vez mais o mesmo”.
Quanto à China, “só recentemente está a penetrar, de facto, ao nível mundial nas outras culturas e vai ser muito interessante o que vai acontecer porque aí vai haver códigos linguísticos totalmente diferentes”, defendeu, recordando, por outro lado, “o investimento político, cultural e econômico na língua portuguesa” por parte dos chineses, os quais “perceberam a importância comercial da língua por causa do Brasil e do potencial de África”. “Ainda não aconteceu nada parecido. Qualquer que seja o poder que exista, a cultura chinesa tem raízes tão profundas e tão vastas ao mesmo tempo que vai ser diferente e sendo diferente não imagino o que possa ser essa diferença. Mas que não vai ser parecido com o tupi-guarani desaparecer e toda a gente no Brasil falar português, isso de certeza que não vai”, concluiu.
Fonte: Noticias Ao Minuto Portugal.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.