Fundação Meendinho divulga Prémio 2016

download (1)Dia 5 de maio é o dia internacional da nossa língua e da nossa cultura ao longo do seu vasto espaço internacional, por assim ter sido declarado pelo Instituto Internacional da língua Portuguesa, ligado a CPLP e no que também se atende e ouve à Galiza, todavia não tendo alcançado a condição de estado.

E é por ser esta data, que a Fundação Meendinho fez público o ganhador do seu Prémio.

Neste 2016, reunido o órgão reitor da Fundação, em Santa Marinha de Águas Santas (Alhariz), acordou por unanimidade, conceder o prémio Meendinho de 2016 às escolas Semente.

São muitas as razões pola que o projeto de Escolas Semente merecem o Prémio, e que desde a Meendinho resumimos nos seguintes pontos:

  • As escolas Semente: São o primeiro projeto levado a sério, para criar um modelo de escola nacional da Galiza. É dizer, do verdadeiro ensino público nacional.
  • As escolas Semente: São o resultado da vontade de mães e pais, para que os seus filhos e filhas forem formados e educados de jeito livre e afastado do modelo vigorante, que é minorizador e constrangedor deles como galegos/as, e como cidadãos.
  • As escolas Semente: Nasceram em Compostela, impulsionadas pelo reintegracionismo, com o contributo decisivo do centro social A Gentalha do Pichel. Foi o reintegracionismo quem mais uma vez ocupou a centralidade social, e deu passos decisivos para levar avante os projetos que a Galiza precisa.
  • As escolas Semente: Nascidas em Compostela, hoje expandem-se por VigoFerrolLugo e pronto estarão em muitos mais lugares, fazendo possível um sonho muitas vezes sonhado, porém nunca concretizado, e que contra vento e maré vai fincando firmes os seus alicerces.

Fundação Meendinho dando este prémio, quer lembrar à sociedade galega, a importância do trabalho que as Escolas Semente estão a desenvolver, e encorajar a todos os galegos e galegas -bons e generosos- que acreditam no nosso País, para que apoiem este projeto pola particular importância que ele tem para o nosso futuro.

prémio será entregue num ato que no seu momento será devidamente anunciado.

Cervelo 5 de maio de 2016

O Presidente: Alexandre Banhos

Fonte: Portal Galego da Língua


IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes