Estados Unidos se retira da UNESCO, Israel acompanha.

Declaração de Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO, sobre a decisão dos Estados Unidos de se retirarem da UNESCO

12 de outubro de 2017

Como Diretora-Geral da UNESCO, lamento profundamente a decisão dos Estados Unidos da América de retirar-se da UNESCO, do que recebi notificação formal por carta do Secretário de Estado, o Sr. Rex Tillerson .

A universalidade é essencial para a missão da UNESCO de construir a paz e a segurança internacionais diante do ódio e da violência através da defesa dos direitos humanos e da dignidade humana.

Em 2011, na 36ª sessão da Conferência Geral da UNESCO, quando anunciei a suspensão da contribuição financeira dos Estados Unidos, expressei minha convicção de que a UNESCO nunca foi Estados Unidos, bem como os Estados Unidos para a UNESCO.

Esta verdade é ainda mais evidente hoje, já que o aumento do extremismo violento e do terrorismo exige novas respostas a longo prazo para a paz e a segurança mundiais, combater o racismo e o terrorismo, antisemitismo, luta contra a ignorância e a discriminação.

Estou convencida de que o trabalho da UNESCO para promover alfabetização e educação de qualidade responde às preocupações do povo americano.

Estou convencida de que a ação da UNESCO para mobilizar novas tecnologias para melhorar a aprendizagem responde às preocupações do povo americano.

Estou convencida de que a ação da UNESCO para fortalecer a cooperação científica para a sustentabilidade do oceano responde às preocupações do povo americano.

Estou convencida de que a ação da UNESCO para promover a liberdade de expressão, para defender a segurança dos jornalistas, responde às preocupações do povo americano.

Estou convencida de que a ação da UNESCO para o empoderamento das meninas e das mulheres como atores da mudança e da criação da paz responde às preocupações do povo americano.

Estou convencida de que a ação da UNESCO para apoiar as sociedades em tempos de emergência, diante de desastres e conflitos, atende às preocupações do povo americano.

Apesar da suspensão de sua contribuição financeira desde 2011, aprofundamos a parceria entre os Estados Unidos e a UNESCO, e nunca foi mais forte.

Juntos trabalhamos para proteger o patrimônio cultural da humanidade contra ataques terroristas e prevenir o extremismo violento através da educação e da mídia,
Juntos trabalhamos com o falecido Samuel Pisar, Embaixador Honorário e Enviado Especial para a Educação do Holocausto, para compartilhar a história do Holocausto no combate ao anti-semitismo e na prevenção do genocídio com a Cadeira UNESCO para educação genocídio na Universidade do Sul da Califórnia e com o programa de alfabetização da Universidade da Pensilvânia,
Juntos, estamos trabalhando com a OSCE para produzir novas ferramentas para educadores contra todas as formas de anti-semitismo como fizemos para combater o racismo anti-muçulmano nas escolas,
Juntos, lançamos a Parceria Global para Educação de Meninas e Mulheres em 2011,
Juntamente com a comunidade acadêmica americana e as 17 Cadeiras da Universidade da UNESCO presentes nos Estados Unidos, trabalhamos para promover a alfabetização, promover a ciência para a sustentabilidade, ensinar o respeito nas escolas,
Nossa parceria está incorporada na nossa colaboração com o United States Geological Survey, o Corpo de engenheiros do Exército dos EUA e as sociedades profissionais dos EUA para pesquisas sobre manejo sustentável de recursos hídricos, agricultura,
É incorporado na celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa em Washington DC em 2011, com o National Endowment for Democracy,
É incorporado na nossa cooperação com grandes empresas privadas, como a Microsoft, Cisco, Procter & Gamble, a Intel, para manter as meninas na escola por mais tempo, desenvolver tecnologias de aprendizagem de qualidade,
É incorporado na promoção do Dia Internacional do Jazz, em particular na Casa Branca em 2016, para celebrar os direitos humanos e a diversidade cultural com base na tolerância e no respeito.
É incorporado em cada um dos 23 sites do Patrimônio Mundial que refletem o valor universal da herança dos Estados Unidos, as 30 reservas de biosfera que representam a vasta e rica biodiversidade do país, nas 6 Cidades criativas da UNESCO. Estados Unidos, que também são um grupo de empregos,
A parceria entre a UNESCO e os Estados Unidos foi profunda, porque se baseou em valores compartilhados.
O poeta americano, diplomata e bibliotecária do Congresso, Archibald MacLeish escreveu as linhas que abrem a Constituição da UNESCO em 1945:
“Desde que as guerras começam nas mentes dos homens, é na mente dos homens que as defesas da paz devem se elevar. “
Essa visão nunca foi mais relevante.
Os Estados Unidos inspiraram a Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO de 1972.
Em 2002, um ano após os ataques terroristas de 11 de setembro, Russell Train, ex-chefe da Agência de Proteção Ambiental dos EUA e fundador do World Wildlife Fund, fez tanto pela adoção do “Neste ponto decisivo da história, num momento em que os laços de nossa humanidade comum são cada vez mais atacados por forças que negam a própria existência do patrimônio compartilhado, Atingir o coração do nosso senso de comunidade, estou convencido de que o Patrimônio Mundial apresenta uma visão contrária e positiva da sociedade humana e do nosso futuro “.
O trabalho da UNESCO é essencial para fortalecer os laços de nossa humanidade comum com as forças do ódio e da divisão.
A Estátua da Liberdade é um Património Mundial da UNESCO como um símbolo constituinte dos Estados Unidos, e também pelo que incorpora as aspirações dos povos do mundo,
O Salão da Independência, onde se assinou a Declaração de Independência e a Constituição dos Estados Unidos, é Património Mundial da UNESCO, porque a sua mensagem é dirigida a decisores políticos e ativistas de todo o mundo.
Yosemite, Yellowstone e o Grand Canyon são locais do Patrimônio Mundial da UNESCO, porque sua beleza é uma fonte de maravilha para todos os países do mundo.
É muito mais do que uma herança mundial.
A UNESCO encarna essa “visão positiva da sociedade humana”.
Numa altura em que a luta contra o extremismo violento exige esforços renovados para a educação e o diálogo entre as culturas, é lamentável que os Estados Unidos se retirem da agência das Nações Unidas encarregada dessa luta,
Num momento em que os conflitos continuam a destruir sociedades do mundo, é lamentável que os Estados Unidos se retirem das Nações Unidas para promover a educação para a paz e a proteção da cultura.
É por isso que lamento a decisão dos Estados Unidos de se retirar.

Esta é uma perda para a UNESCO.

É uma perda para a família das Nações Unidas.

É uma perda para o multilateralismo.

O trabalho da UNESCO não acabou e continuaremos a avançar para construir um século XXI mais justo, mais pacífico e equitativo, e para isso a UNESCO precisa do compromisso de todos os Estados.

A UNESCO continuará a trabalhar pela universalidade desta Organização, pelos valores que compartilhamos, pelos nossos objetivos comuns, para fortalecer uma ordem multilateral mais eficaz e um mundo mais pacífico e justo.

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes