Encontro em Moçambique debaterá Língua Portuguesa em contextos multiculturais

Encontro em Moçambique debaterá Língua Portuguesa em contextos multiculturais

univ-pedO Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a Universidade Pedagógica de Moçambique e a Universidade Eduardo Mondlane irão realizar em maio do próximo ano, em Nampula, as VIII Jornadas de Língua Portuguesa.

Maputo – As VIII Jornadas de Língua Portuguesa promovidas em Moçambique pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em parceria com as universidades Pedagógica (UPM) e Eduardo Mondlane (UEM), vão ter lugar a 4 e 5 de maio de 2015, em Nampula, no norte do país, e terão como tema o ensino da língua portuguesa em contextos multilingues e multiculturais.

O anúncio foi feito pelo Centro de Língua Portuguesa/Camões, IP, de Nampula, responsável pela organização das jornadas, num comunicado em que lança um convite a professores e investigadores para que enviem até 6 de março de 2015 propostas de comunicações, oficinas ou pósteres no âmbito das referidas jornadas.

O objetivo genérico das jornadas é “abrir um espaço de partilha e de divulgação de trabalhos produzidos nas áreas da didática/formação e investigação sobre a língua portuguesa em Moçambique e em outros países onde é língua segunda (LS) ou língua estrangeira (LE)”, informou o Camões.

Nesta edição, as jornadas visam “a divulgação de trabalhos e experiências pedagógicas no domínio do ensino do português, a discussão de metodologias de investigações em curso, a partilha de boas práticas na área do ensino-aprendizagem da língua portuguesa como língua não materna (LS e LE), a divulgação dos estudos realizados ao nível do plurilinguismo, do multiculturalismo e da educação intercultural e, também, a divulgação do conhecimento científico produzido nas áreas da didática, da língua e da linguística do português em Moçambique”.

De acordo com o comunicado, as propostas de conferências, comunicações, pósteres e as oficinas deverão articular-se em torno de cinco eixos: políticas linguísticas e educativas; línguas em contacto e variação linguística; multiculturalismo e ensino bilingue; práticas de formação de professores e práticas educativas.

Fonte: Portugal Digital

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