Disponibilizadas Atas do III EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português
Disponibilizdas Atas do III EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português
Estão agora disponíveis as Atas do III EMEP – Encontro Mundial sobre o Ensino de Português. Reúnem 23 dos trabalhos apresentados no III EMEP, que foi organizado pela American Organization of Teachers of Portuguese nos dias 1 e 2 de agosto de 2014, na Columbia University em Nova York, EUA. A comissão científica, formada por educadores das mais prestigiadas universidades de várias partes do mundo, selecionou 71 trabalhos dentre as 164 propostas recebidas.
As atas estão disponíveis em todos os sites internacionais da Amazon:
EUA http://goo.gl/ZcNLzq
Canadá http://goo.gl/yDcwcc
Reino Unido http://goo.gl/2nLhK5
França http://goo.gl/tqJtxz
Alemanha http://goo.gl/wW33MQ
Espanha/México/Colômbia/Argentina http://goo.gl/75GWbS
Itália http://goo.gl/oRLnBu
Japão http://goo.gl/jg12ni
Confira abaixo o índice da publicação.
Índice:
Prefácio
Luis Gonçalves
Praticar a interculturalidade em PLE
Maria Luisa Ortiz Alvarez
Contribuições da prática de teletandem para a formação de professores de português como língua estrangeira
Karin Adriane Henschel Pobbe Ramos
Trocas linguísticas e culturais no ensino de português/inglês: o teletandem entre Universidade Estadual Paulista e Fairfield University
Daniela Nogueira de Moraes Garcia, Michelle Leigh Farrell, Eric Salgado
Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE): abordagem intercultural e sistema internacional de gestão da língua portuguesa
Luana Moreira Reis
Aspectos da cultura brasileira no ensino de português para estrangeiros
Rafael Ferreira Costa, Raiana Rezende Rödde, Liliane Oliveira Damazo, Ana Maria Nápoles Villela
CLIL “Content and Language Integrated Learning” aplicado no curso de ensino da cultura brasileira âmbito universitário na formação de profissionais de tradução e intérprete
Adriana Domenico Cestari
Ensino de português como segunda língua em turmas heterogêneas: desafios e experiências mediadas pela tecnologia
Naiara Pedon Carvalho Clemente, Priscilla da Silva Santos
Uma viagem de campo ao estúdio de Vik Muniz: um entre-lugar de aprendizagem
Anita de Melo, Joshua A. Enslen
Abordagem contrastiva das vozes verbais no ensino de português a falantes de espanhol
Cristiane Coelho Araujo da Silva, Vanda Maria Cardoso de Menezes
Curso de português/le para argentinos: interlocução no MERCOSUL
Fabiana Vanessa Gonzalis
Ensino de português para chineses: questões que vão além do ensino da língua portuguesa
Elza Gabaldi, Luhema Santos Ueti
Os estudantes chineses e a interação mediática com o português
Manuel Duarte João Pires
Desenvolver a consciência e a explicitação linguística na aula de língua materna
Joana Batalha
Ensino de língua portuguesa no âmbito do PIBID: um relato de experiência
Marilia de Carvalho Caetano Oliveira
Marcas do léxico: brasilidade e universalidade em Vinicius de Moraes
Afrânio Da Silva Garcia
O léxico e a expressão de ideias
Darcilia Simões, Rosane Reis de Oliveira
A retextualização no ensino de língua portuguesa
Regina L. Péret Dell´Isola
O ensino da língua materna por meio dos recursos multimidiáticos: uma prática pedagógica do gênero charge animada
Cléverson Alves da Silva, Conceição Maria Alves de Araújo Guisardi
Percepção dos alunos da Universidade Federal de Goiás em relação a construções tautológicas usuais no português brasileiro
Leosmar Aparecido da Silva
Projeto – uma prática metodológica autêntica e desafiadora
Carla Alexandra da Silva Marinho Sanches, Sílvia Regina de Carvalho Guedes
Publicidade no ensino de português: contribuições da análise do discurso crítica
Caroline Costa Silva, Francisca Borges Barbosa
A língua portuguesa e a língua brasileira de sinais
Vera Lúcia de Souza e Lima, Ana Rachel Carvalho Leão, Gilberto de Lima Goulart
A relevância da língua portuguesa no contexto etnolinguístico angolano
Mateus Segunda Chicumba
Políticas governamentais e acadêmicas para a promoção do português brasileiro
Vânia Cristina Casseb-Galvão