Congresso das Línguas Indígenas da Índia
Por Ananda Machado
Congresso das Línguas Indígenas da Índia – Hyderabad- 21 e 22 de fevereiro de 2019.
O Congresso Internacional das Línguas Indígenas da Índia aconteceu na Universidade de Hydarabad. Foram dois dias de palestras e grupos de trabalho discutindo como preservar as línguas, as relações entre línguas indígenas e economia, documentação e descrição de Línguas, etnolinguística, dentre outros assuntos. Estiveram presentes pesquisadores, professores e Indígenas de toda a Índia, do Brasil, de Macau e Hong Kong (China), da Rússia, do México, dentre outros países. Falantes, pesquisadores e professores de várias línguas indígenas mostraram os resultados de seus trabalhos.
A diversidade de Línguas na Índia, a maioria delas com alto número de falantes, os vários tipos de escrita, a preocupação com o aumento da presença do Inglês na escola e no trabalho na Índia, tudo isso também foi temática abordada.
Ao fim do evento foi feito um consórcio entre a Unesco e a Universidade de Hyderabad com o objetivo de trabalhar a preservação das Línguas Indígenas na Índia. Uma das questões trazidas pelos indígenas presentes no evento foi a dificuldade de acessar a base e colocar em prática a documentação e esta ficar disponível para a própria comunidade. Muito do que é produzido fica guardado com os pesquisadores e instituições de fora. Constatou-se que são os falantes os que têm condições para transmitir e continuar usando suas línguas e construindo suas identidades. Todos saímos muito mobilizados para continuar contribuindo com nossas pesquisas e demais ações políticas em prol do multilinguismo.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.