Bolívia realiza seminário sobre revitalização de línguas indígenas

La Paz, 11 out (Prensa Latina) Mais de 10 países participam do Seminário Internacional Revitalização de Línguas Indígenas na América Latina – Boas Práticas, que se desenvolve hoje na cidade boliviana de Cochabamba.
O objetivo é revigorar as 420 línguas indígenas que se falam na América Latina e Caribe e proteger outras 111 que se encontram em risco de desaparecer.

O evento é organizado pelo Programa de Formação em Educação Intercultural Bilingüe para os Países Andinos (Proeib Ande) conjuntamente com o Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe (FILAC).
Estarão também presentes os ministérios de Educação e de Relações Exteriores, o vice-ministério de Interculturalidade e a Organização de Estados Iberoamericanos para Educação, Ciência e Cultura, no marco da declaração de 2019 como Ano internacional das Línguas Indígenas pelas Nações Unidas.

Participam representantes do Peru, Argentina, Venezuela, Brasil, Chile, México, Guatemala, Nicarágua e Bolívia, como país anfitrião, que compartilharão experiências inovadoras e bem sucedidas sobre revitalização linguística, que fazem parte de políticas públicas relativas à formação docente.

Também debaterão sobre programas de universidades indígenas interculturais, pesquisas etnolingüísticas, educação intercultural bilingue e propostas de indicadores, gerados pelos próprios povos indígenas, para conhecer a situação das línguas vitais ou vulneráveis.

Na América Latina, calcula-se que quase um quinto dos povos deixaram de falar sua língua indígena.

O relatório da UNICEF de 2016 mostra que as áreas do continente americano mais afetadas, seja pelas mudanças causadas ao idioma ou pelas estruturas sociais, econômicas ou educativas, se encontram na Patagônia, Baixa América Central, Orinoquía e Caribe Continental.

Pelo contrário, uma das zonas menos afetadas pela perda do idioma é a Mesoamérica.

 

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes