1ªs Jornadas Científicas do Departamento de Ensino e Investigação de Letras Modernas – ISCED-Uíge, Ângola

Por Eduardo David Ndombele – colaborador IPOL

CHAMADA DE TRABALHOS

O Departamento de Ensino e investigação de Letras Modernas promoverá no mês de Setembro do ano em curso (2018) as suas 1ªs Jornadas científicas, com a finalidade de ampliar o espaço das actividades científicas. O evento será realizado no período de 13 a 14 de Setembro de 2018, no anfiteatro  do ISCED.

TEMA CENTRAL: A DIMENSÃO PLURICÊNTRICA DE LÍNGUAS; FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO MULTILINGUE

Dada a relevância deste tema, pretende-se, com as 1ªs Jornadas do Departamento;

Apresentar, discutir e divulgar o conhecimento que se vem produzindo na área temática de ensino de línguas nomeadamente língua portuguesa, língua francesa, língua inglesa e do desenvolvimento das literaturas.

Objectivos

Este encontro académico tem como objectivo geral desenvolver uma cultura de investigação em torno do ensino e da aprendizagem das línguas, desenvolver competências de literacia dos estudantes.

Constituem objectivos específicos destas Jornadas:

(i) Promover a investigação sobre as áreas do ensino da língua e das literaturas;

(ii) Divulgar boas práticas de ensino da língua, da linguística e da literatura, com resultados concretos no desenvolvimento das competências de literacia dos estudantes;

(iii) Apresentar trabalhos sobre a utilização das tecnologias aplicadas ao desenvolvimento das literacias em línguas.

 

Eixos temáticos

De acordo com o tema geral das 1ªs Jornadas e os objectivos referidos anteriormente apresentamos os seguintes eixo:

Eixo 1 – Linguística aplicada: Investigação e Ensino

O eixo 1 acolhe trabalhos de investigação na área da linguística aplicada, da linguística aplicada ao ensino da língua portuguesa e das metodologias de investigação em contexto educativo. Aceitam-se também trabalhos de pesquisa, resultado de experiências de ensino, concluídos ou em curso, que visem, de forma específica, desenvolver as competências de literacia em contexto académico.

Eixo 2 – Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Desenvolvimento da (s) Literacia (s) Este eixo pretende proporcionar a divulgação e discussão de trabalhos de investigação em torno do desenvolvimento das competências de literacia associadas à utilização das TIC, como mediadores pedagógicos ou ferramentas de ensino e de aprendizagem.

Eixo 3 – Formação de Professores da (L1, L2 e LE) Pretende-se com o esse eixo   identificar os principais desafios e constrangimentos na formação de professores de português, francês, e inglês  em contextos académicos em que esta língua é materna, segunda ou estrangeira. Aceitam-se trabalhos e projectos concluídos, ou em curso, sobre a formação de professores ao nível dos currículos, dos modelos de ensino e dos modos de actuação que possam contribuir para o desenvolvimento das competências dos docentes.

Eixo 4 – Literaturas e Didática da Literatura; Neste 4º eixo pretende-se divulgar a produção científica sobre os estudos literários, nomeadamente, temas e autores das literaturas em língua portuguesa, francesa ou inglesa mas também a relação que se estabelece entre estudos literários e o seu ensino.

Metodologia

As 1as Jornadas do Departamento de Letras serão organizadas em sessões plenárias e paralelas. As sessões plenárias têm como objectivo a apresentação de conferências e contam com a presença de todos os participantes. Nas sessões paralelas serão apresentadas as comunicações, podendo os participantes escolher livremente a qual querem assistir. Para além das conferências e das comunicações, haverá um espaço de exposição dos pósteres.

As línguas a utilizar nas Jornadas são: o Português. Francês e inglês

 

 

Submissão de resumos ou pósteres

As propostas para apresentação dos resumos das comunicações ou dos pósteres, deverão ser submetidos até 27 de  Agosto de 2018 para o seguinte endereço de correio eletrónico: isced.lusofonia@gmail.com    / Tel:  914 639671

A comunicação da aceitação das propostas de resumos e dos pósteres será enviada até ao dia 31 de Agosto de 2018.

Resumos

Os resumos devem apresentar, de forma clara e naturalmente sucinta, a área científica, os objetivos, a metodologia, os resultados (ainda que preliminares) e as conclusões e/ ou recomendações. Deverá também ser submetido o respetivo resumo traduzido para inglês (abstract), seguido 3 a 5 palavras-chave (keywords) também em inglês. Os resumos devem ainda ser formatados de acordo com as seguintes características:

  • Formato Word (docx), em Português e Inglês (abstract); em francês (resumé)
  • Letra Times New Roman, de tamanho 12, escrito a um espaço, num máximo de 250 palavras;
  • 3 a 5 palavras chave, a seguir ao resumo

Pósteres

Os pósteres submetidos devem ser apresentados em formato pdf e serem visualmente atraentes. Podem conter imagens, gráficos e tabelas, desde que relacionados com o trabalho em apresentação. Recomenda-se que o póster siga a estrutura de um trabalho científico:

– Título e autores

– Contextualização/ Enquadramento teórico do estudo

– Metodologia (métodos, técnicas e instrumentos de recolha e análise dos dados)

– Resultados

– Conclusões/ Recomendações

– Referências bibliográficas

Organização do evento

Departamento de Letras Modernas

Comissão científica

Prof. Dr. Quibongue Mudiambo

Prof. Dr. Mfuilo Ndombele

Prof.Dr. Moisés Augusto

Prof. Dr. Eduardo David Ndombele

Prof. Dr. Lembe Masiala

Prof. Dr. Mona Mpanzu

Prof.Dr. Manuel Fausto

Prof. Dr Tuyangalela Kimako

Prof. Dr Diangui Nkama

Comissão Técnica

Prof. MScToko Marcel

Lic. Aldino Pinto

Avaliação

A Comissão Científica das Jornadas irá avaliar os resumos e os pósteres submetidos até 30 de Agosto de 2018 e informará os proponentes sobre os resultados.

Local

Uíge

Contacto

Departamento de Letras Modernas do ISCED- Uíge

Datas Importantes

27/08/2018 Data limite de envio de propostas

31/08/2018 Comunicação das propostas aceites

13 e 14/09/2018 .1as Jornadas do Departamento de Letras (Uíge- Angola)

30/09/2018 Envio do texto completo em formato de artigo, para posterior publicação.

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo