XI Jornadas Brasileiras e VIII Jornadas de Culturas de Língua Portuguesa no Mundo

cartonerap2O Centro de Estudos Culturais Latino-Americanos (CECLA) e o Departamento de Literatura na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Chile realizam as XI Jornadas Brasileiras e VIII Jornadas de Culturas de Língua Portuguesa no Mundo, a ter lugar em Santiago do Chile nos dias 22 e 23 de agosto de 2016, subordinadas ao tema: «Estéticas da marginalidade: literatura, artes visuais, performance».
 
O objetivo do evento é incidir sobre os autores, géneros, estratégias artísticas, media e público do Brasil, Portugal e da África lusófona, que têm alimentado o circuito que a academia tem chamado de «estética da marginalidade».

Pretende-se analisar as estratégias estéticas e as motivações políticas que caracterizam as formas literárias, visuais e performativas decorrentes de áreas não-centrais de produção cultural: a literatura das favelas, os filmes produzidos nos bairros e comunidades periféricas, o teatro de comunidade, a dança de rua, a música de bairro, etc.
 
Visa-se ainda abordar a marginalização como um conceito problemático, investigando os desafios associados com a representação de indivíduos, comunidades ou práticas culturais assim considerados.
 
Estas são algumas das manifestações em foco para avaliar as formas em que as várias estéticas marginais e os olhares sobre a marginalidade estão transformando o cânone estético tradicional e os espaços institucionalizados de produção e difusão da cultura tradicional.
 
As pessoas interessadas em participar da conferência devem enviar um resumo (máximo 300 palavras, Times New Roman 12) para o endereço jornadas.brasileiras@gmail.com, indicando os objetivos e perspetivas metodológicas da proposta, bem como os seus dados pessoais, nome completo, endereço de correio eletrónico e afiliação institucional.
 
A data limite para envio dos resumos é dia 1 de junho de 2016. O envio das cartas de aceitação será feito até ao dia 1 de julho de 2016.
 
XI Jornadas Brasileiras e VIII Jornadas de Culturas de Língua Portuguesa no Mundo
Estéticas da marginalidade: literatura, artes visuais, performance
22 e 23 de agosto de 2016
Universidade do Chile

Organização e apoios:
 
Centro de Estudos Culturais da América Latina (CECLA) Departamento de Literatura
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Chile
Instituto de Estudos Avançados (IDEA), Universidade de Santiago, Chile
Departamento de Língua e Literatura, Universidade Alberto Hurtado
Camões, Instituto da Cooperação e da Língua de Portugal
Centro Cultural Brasil-Chile (CCBRACH) da Embaixada do Brasil

Fonte: Plataforma 9

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes