X CONSIPLE 2013

X CONSIPLE 2013: Evento acontece entre os dias 14 e 16 de Novembro na Universidade federal da Bahia, em Salvador.

O X CONSIPLE tem entre seus objetivos propiciar a interação entre professores, pesquisadores e estudantes e promover o encontro e aproximação de ideias e práticas que são desenvolvidas na área do ensino, da formação e do desenvolvimento de políticas para a área de PLE/PL2, em diferentes contextos e em diferentes partes do mundo. Além disso, este evento visa contribuir para promover, projetar e difundir a língua portuguesa, na perspectiva de uma língua internacional, policêntrica e diversa culturalmente. Nessa dimensão, estará em foco os diversos contextos em que o português é língua de uso, de ensino e de formação de professores como língua estrangeiro-segunda língua, em toda a complexidade que essas denominações abarcam.

 

A mesa onde a coordenadora do IPOL, Rosângela Morello, participará, abordará o tema: Plurilinguismo, pluricentrismo e educação intercultural: o português como língua de diálogo.  Fazendo um parecer dos esforços visando o reconhecimento da diversidade de línguas no território brasileiro, Rosângela Morello ressalta a necessidade de políticas e ações que valorizem esse pluralismo linguístico. As políticas publicas na educação para que se possa ampliar e difundir as línguas minoritárias dentro deste contexto torna-se uma luta constante, já que a língua portuguesa acabou ocultando outras línguas fazendo-se necessário o debate sobre os efeitos na políticas e pedagogias sobre o plurilinguismo no país. Em sua participação na mesa irá então destacar o domínio da língua portuguesa e sua relação com as demais línguas, fazendo um paralelo sobre a posição e papel de cada uma delas na produção de conhecimento. Para essa discussão, trará de modo central os aportes das pesquisas desenvolvidas no Observatório da Educação na Fronteira (Projeto interinstitucional CAPES, AUXPE 2107).

Mesa plenária 2: Plurilinguismo, pluricentrismo e educação

Intercultural: o português como língua de diálogo

Rosângela Morello (IPOL/SC-Brasil)

Leandro Rodrigues Alvez Diniz (UFMG-Brasil)

Debatedor: Paulo Feytor Pinto (Instituto Politécnico de Setúbal-Portugal)

 

Para mais informações, acesse o site: http://www.siple.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=244:x-consiple-2013&catid=66:x-consiple&Itemid=110

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes