VI Congresso Nordestino de Espanhol

congr_nordestino2016VI Congresso Nordestino de Espanhol
“O Nordeste em foco: Língua, Literatura e Ensino de Espanhol”
De 25 a 28 de maio de 2016 no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia

1ª CIRCULAR

1. APRESENTAÇÃO
A Associação de Professores de Espanhol do Estado da Bahia, o Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, o Instituto Cervantes de Salvador e o Centro de Recursos Didácticos del Español em Salvador têm a honra de convidar professores, estudantes e pesquisadores da língua espanhola e suas respectivas literaturas para participarem do VI Congresso Nordestino de Espanhol.

O tema desta 6ª edição, “O Nordeste em foco: Língua, Literatura e Ensino de Espanhol”, para além de congregar estudantes, professores e pesquisadores da região, nasce da necessidade de se refletir sobre os problemas, desafios e resultados do ensino e da pesquisa sobre a língua espanhola e suas literaturas. Desta forma, o evento busca acolher estudantes, professores e pesquisadores atuantes em instituições de ensino superior e básico, públicas e particulares, comprometidos com a produção acadêmica e com a promoção de práticas profissionais éticas e integradoras. O evento intenciona, em primeiro lugar, promover a apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em andamento que abordem aspectos da língua espanhola e suas literaturas e culturas; e em segundo lugar, promover o debate sobre a situação do ensino da língua espanhola na região nordeste, em particular, assim como no Brasil, em geral.

2. DATA E LOCAL DE REALIZAÇÃO
De 25 a 28 de maio de 2016 no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia.

3. LÍNGUAS DO EVENTO
As línguas oficiais do evento serão o português e o espanhol.

4. EIXOS TEMÁTICOS
O VI Congresso Nordestino de Espanhol contará com três grandes eixos temáticos nos quais os trabalhos deverão estar inseridos:
I) Lingüística Hispânica: descrição e análise – O objetivo deste eixo é reunir trabalhos que pensem a língua espanhola em diferentes níveis de análise e em diferentes perspectivas teóricas, tanto sincrônica como diacronicamente.
II) Estudos literários, históricos e culturais – O objetivo deste eixo é reunir trabalhos que pensem as diversas manifestações literárias em língua espanhola bem como os processos históricos e culturais relacionados com essas literaturas e o mundo hispânico.
III) Estudos sobre ensino, aprendizagem e formação de professores – O objetivo deste eixo é reunir trabalhos que discutam o processo de ensino e aprendizagem do espanhol no Brasil a partir de diferentes perspectivas assim como os que discutam a formação de professores de espanhol no Brasil.

5. MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO
Esta edição do Congresso Nordestino de Espanhol contará com as seguintes modalidades para participação: 1) Mesas Redondas; 2) Minicursos; 3) Coordenação de Grupo de Trabalho; 4) Apresentação de comunicação em Grupo de Trabalho; 5) Ouvinte.
5.1. As Mesas Redondas serão formadas por três professores doutores, convidados do evento, de especialidade reconhecida nos eixos temáticos propostos.
5.2. Os minicursos serão ministrados por professores doutores ou em doutoramento, a partir do envio de propostas cuja avaliação ficará a cargo da Comissão Científica do evento.
5.3. Poderão coordenar Grupos de Trabalho professores e pesquisadores que possuam, no mínimo, o título de mestre. Os Grupos de Trabalho propostos serão avaliados pela Comissão Científica do evento.
5.4. As comunicações em Grupo de Trabalho poderão ser apresentadas estudantes de graduação e pós-graduação bem como por professores e pesquisadores de espanhol em diferentes níveis.
5.5. Os ouvintes serão todo o público que não participar nas modalidades acima.

6. INSCRIÇÕES
As inscrições de propostas de Minicursos e Grupos de Trabalho deverão ser enviadas através do e-mail: cne2016@gmail.com. Todas as propostas serão enviadas anonimamente para a Comissão Científica do evento a fim de que a imparcialidade e impessoalidade da avaliação sejam garantidas ao máximo.

6.1. Minicursos
As propostas de Minicursos serão recebidas até o dia 15 de dezembro de 2015 e terão seu resultado divulgado até o dia 23 de dezembro de 2015. Cada minicurso terá duração de 3 horas e serão aceitos até 12 minicursos. Cada minicurso deverá ter apenas um proponente.
Os proponentes deverão enviar dois arquivos em formato pdf. para o e-mail do evento, um identificado e outro sem qualquer identificação do proponente, com título e um resumo contendo entre 300 e 600 palavras além de 3 a 5 palavras-chave. No arquivo com identificação, logo abaixo do título, deverá constar o nome do proponente, filiação institucional e e-mail. Os resumos podem ser escritos em qualquer uma das línguas oficiais do evento.

6.2. Grupos de Trabalho
Os Grupos de Trabalho têm a finalidade de reunir pesquisadores interessados em uma mesma temática a fim de que as discussões possam ser mais enriquecidas. Desta forma, as propostas de GT devem estar relacionadas com um objeto de estudo e/ou uma perspectiva teórica contida nos eixos temáticos do evento.
As propostas de Grupo de Trabalho serão recebidas até o dia 15 de dezembro de 2015 e terão seu resultado divulgado até o dia 23 de dezembro de 2015. Os coordenadores deverão ser dois professores/pesquisadores, com, no mínimo, o titulo de mestre, preferencialmente de instituições diferentes. Cada grupo de trabalho poderá conter até 16 comunicações, cuja avaliação ficará a cargo dos respectivos coordenadores.
Os proponentes deverão enviar dois arquivos em formato pdf. para o e-mail do evento, um identificado e outro sem qualquer identificação dos proponentes, com título e um resumo contendo entre 300 e 600 palavras além de 3 a 5 palavras-chave. No arquivo com identificação, logo abaixo do título, deverá constar o nome do proponente, filiação institucional e e-mail. Os resumos podem ser escritos em qualquer uma das línguas oficiais do evento.

6.3. Comunicações em Grupo de Trabalho
Estudantes de Graduação e Pós-Graduação bem como Professores e Pesquisadores em diferentes níveis poderão enviar propostas de comunicação para os Grupos de Trabalho. As propostas de comunicação serão recebidas após a divulgação dos Grupos de Trabalho aprovados e terão seus detalhes de envio (formato, prazo, e-mail para envio etc.) divulgados na 2ª circular, junto com a lista de Grupos de Trabalho aceitos no VI CNE.

7. VALORES
Os ministrantes de Minicursos e coordenadores de Grupo de Trabalho terão isenção da taxa de inscrição.
Os Sócios das Associações de Professores de Espanhol da Região Nordeste, com anuidade em dia, terão 50% de desconto. Os Sócios das demais Associações de Professores de Espanhol terão 30% de desconto.
O pagamento dos participantes com apresentação de trabalho somente deverá ser realizado após o recebimento da carta de aceite. Na 2ª circular, serão divulgados os valores para os participantes e ouvintes. Os valores não serão devolvidos após pagamento.

8. PROGRAMAÇÃO E CONVIDADOS
O evento será realizado de 25 a 28 de maio de 2016. A Programação Preliminar e os convidados confirmados serão divulgados na 2ª circular.

Fonte: Blog de Gonzalo Abio – E/LE

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes