Unila realiza Semana dos Povos Indígenas

Comunidades indígenas da região trinacional participam do evento (Foto: Divulgação)

Filmes, exposições, debates e atividades culturais fazem parte da programação da Semana dos Povos Indígenas da UNILA, que ocorre de 12 a 20 de abril, na unidade Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000). O evento, aberto para toda a comunidade, tem como temática principal os 30 anos da Constituição de 1988, que reconheceu, pela primeira vez, os índios como organização social e a importância de seus costumes, línguas, crenças e tradições para a cultura do país.

Além disso, o evento discute os dez anos da Lei 11.645/2008, que instituiu o estudo da história afro-brasileira e indígena no currículo do ensino fundamental e do ensino médio no Brasil. A programação completa do evento está disponível em https://www.unila.edu.br/eventos/semana-indigena.

A Semana dos Povos Indígenas é voltada para professores, pesquisadores e estudantes. O evento também contará com a participação de lideranças indígenas de comunidades da região Oeste do Paraná, do Paraguai e da Argentina. Na sexta-feira (13), os líderes irão realizar apresentações culturais e debates com os participantes do evento e também terão uma reunião com representantes da Reitoria da UNILA.

“Será um encontro para discutir propostas de políticas de ações afirmativas para incluir alunos indígenas da região trinacional, e também de outros povos da América Latina, na Universidade”, explicou o professor Clóvis Brighenti, um dos organizadores do evento. Conforme Brighenti, a UNILA conta com cem alunos autodeclarados indígenas em seus cursos de graduação.

Programação 

Outro destaque da programação é a palestra com a antropóloga e pesquisadora Manuela Carneiro da Cunha, cofundadora da Comissão Pró-Índio de São Paulo. “Ela é um dos nomes mais importantes da antropologia brasileira. Seu trabalho é indispensável para entender a fundo a questão indígena no Brasil”, disse Brighenti. Manuela Carneiro da Cunha irá falar sobre “A história indígena no Brasil nos 30 anos da Constituição Federal”, na segunda-feira (16), das 19h às 23h.

A programação inclui ainda debate sobre o ensino de história e cultura após a implantação da lei 11.645/2008, na terça-feira (17), e apresentação do relatório da Comissão Estadual da Verdade, na quarta (18). Na quinta-feira (19), está agendada uma visita à aldeia guarani Tekoha Ocoy, no município de São Miguel do Iguaçu.

A Semana dos Povos Indígenas da UNILA está sendo organizada pelo Centro Interdisciplinar de Antropologia e História (CIAH/UNILA), pela Equipe do Paraná do Conselho Indigenista Missionário e pela Pastoral Indigenista da Diocese de Foz do Iguaçu, com o apoio do projeto de extensão Aty Mirim, da Comissão Guarani da Verdade e do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular.

Semana dos Povos Indígenas da UNILA 2018
Data: 12 a 20 de abril
Local: UNILA – Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000)
Mais informações: https://www.unila.edu.br/eventos/semana-indigena

Fonte: H2FOZ

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes