UNESCO lança site para ano internacional das línguas indígenas
A iniciativa tem como objetivo a preservação das histórias, tradições e memórias dos povo
O Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado anualmente em 9 de agosto, foi a ocasião para a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lançar um site especial dedicado ao Ano Internacional das Línguas Indígenas, que será comemorado por membros e parceiros da agência da ONU durante 2019.
Grande parte das línguas faladas por povos indígenas continuarão a desaparecer em um ritmo alarmante. Sem medidas apropriadas para abordar esse problema, a contínua perda de línguas e de suas histórias, tradições e memórias reduzirão consideravelmente a riqueza da diversidade linguística no mundo.
O site contribuirá para aumentar a conscientização a respeito do Ano Internacional das Línguas Indígenas e da necessidade urgente de preservar, revitalizar e promover línguas indígenas ao redor do mundo. Existem atualmente de 6 mil a 7 mil línguas no mundo. Cerca de 97% da população mundial fala apenas 4% dessas línguas, enquanto apenas 3% do mundo fala 96% das línguas restantes.
No site (com conteúdo em inglês), os interessados podem encontrar informação sobre os planos para celebrar o IY2019, as ações e as medidas a serem tomadas pelas agências das Nações Unidas, governos, organizações de povos indígenas, sociedade civil, academia, setor público e privado e outras entidades interessadas.
Além disso, o site incluirá um calendário de eventos, espaços de colaboração para parceiros, acesso a recursos em vídeo, áudio, imagem e texto, e informação sobre diferentes modalidades de parceria e benefícios de patrocínio. Os usuários também terão informações sobre eventos em suas respectivas regiões e descobrirão como participar, contribuir e se beneficiar da rica variedade de atividades.
Fonte: Painel Acadêmico
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.