Surdos discutem Políticas Públicas, Direitos Humanos, Acessibilidade Linguística e lançam o livro Curupira Surdo

libras2

Acadêmicos, Profissionais de todas as áreas, Comunidade Surda, população em geral participam neste sábado, 30,  do 2º seminário em Comemoração ao Dia Nacional da Libras, na Faculdade Católica de Rondônia. Será durante todo o dia, a partir das 9h, com a participação de 250 inscritos. A coordenação é da Associação Projeto Açaí com Libras, através da coordenadora Geral Dulcilene Saraiva Reis.

Reconhecida em 2002 como a língua oficial da comunidade surda do Brasil, a Libras vem alcançando várias conquistas ao longo dos anos. Recentemente, por meio da Lei 13.055/2014, o dia 24 de abril foi instituído como o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais.

Por causa deste avanço, o Projeto Açaí com Libras tem desenvolvido algumas ações, com o objetivo de disseminar a Língua de Sinais no município de Porto Velho, bem como promover a Cultura Surda em todas as suas faces.

Em 2016 a Lei da Libras comemora 14 anos de criação e este projeto se justifica pela importância em promover discussões sobre as Políticas Públicas, os Direitos Humanos e a questão da Acessibilidade Linguística para as Pessoas Surdas.

Este seminário tem como objetivo contribuir para o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais bem como mostrar as lutas, conquistas e desafios da Comunidade Surda de Porto Velho nestes 14 anos de vigor da Lei da Libras.

Foram convidados para proferir palestras profissionais da área, que terá em sua Programação: Lançamento de Livro, Palestras, Mesa Redonda, Mostra Cultural Surda, Sorteio de Brindes e Pit Stop Educativo, com distribuição de panfletos informativos sobre a temática.

As inscrições podem ser feitas através do email: acaicomlibras@outlook.com. Os participantes podem optar pelo certificado por email, gratuito, ou pelo certificado impresso, com a contribuição de R$10,00.

Livro Curupira Surdo

O evento terá já na abertura, o lançamento do livro Curupira Surdo, que nasceu através da pesquisa de mestrado de Larissa Gotti, professora de Libras da Unir cujo tema defendido é a Literatura Surda. Para a produção do livro foram convidados os professores da Unir, Amarildo Espíndola (surdo) e Elielza Reis da Silva.

O livro é uma adaptação da estória do Curupira, que faz parte das lendas da Amazônia. As surdas Suzana Frota e  Leila Sena ilustraram o livro que foi patrocinado pelos próprios autores e com apoio do Projeto Açaí com Libras.O valor do livro é 20,00 e a venda é direto com os autores. Este é o primeiro livro de Literatura Surda de Rondônia.

Açaí com Libras

O Projeto Açaí com Libras é uma Associação sem fins lucrativos, localizada em Porto Velho/RO e formada por um grupo de voluntários que tem como principal objetivo, disseminar a Libras e a Cultura Surda. O organizadores contam com o apoio da Faculdade Católica de Rondônia, da Associação dos Surdos de Rondônia, da Universidade Federal de Rondônia e da Ordem dos Advogados do Brasil/RO.

PROGRAMAÇÃO

MANHÃ

8h – Credenciamento

8:30h – Composição da Mesa de Abertura, Hino Nacional e boas vindas dos convidados à mesa.

9h – Lançamento do Livro “ Curupira Surdo”

9:30h às 10:20h – Os Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência e das Pessoas Surdas

OAB – Comissão de Acessibilidade

10:30h às 11:20h – 2 – Políticas Públicas e a inclusão Social das Pessoas Surdas

Prof. Esp. Amarildo João Espíndola – Unir

11:30h às 12h – Pit Stop (Av. Carlos Gomes com Rua Campos Sales.)

TARDE

14h às 14:50h – A Educação dos Surdos nos 14 anos da Lei da Libras: uma trajetória históric –  Prof. Esp. José Arnor de Lima Júnior – Unir

15h às 15:50h – Políticas de Inclusão X Políticas Linguísticas

Profª Ma. Dulcilene Saraiva Reis – FCR/Projeto Açaí com Libras

Intervalo: 15 minutos

16:10h às 17h – As questões Éticas do Traduror/Intérprete de Língua de Sinais

TILS: Ianele Vital – Rio Branco/AC

17h às 18h – Sorteios e Apresentação Culturais

Fonte: Projeto Açaí com Libras/ Divulgação

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes