Saiba quais serão as Línguas mais faladas no futuro

Os dialetos chineses têm, em conjunto, mais falantes do que qualquer outra Língua - Foto: Luong Thai Linh/EPA.

Os dialetos chineses têm, em conjunto, mais falantes do que qualquer outra Língua – Foto: Luong Thai Linh/EPA.

Saiba quais serão as Línguas mais faladas no futuro

Catarina Pedro

A Língua Portuguesa está, atualmente, entre as dez mais faladas no mundo. A Francesa, que nas últimas décadas tem estado em decadência na Europa, poderá voltar a emergir. Saiba quais são os idiomas do futuro.

Hoje em dia, os dialetos chineses têm, em conjunto, mais falantes do que qualquer outra Língua, seguidos pelo Hindi e Urdu. O Português tem atualmente 193 milhões de falantes, mais do que o Francês ou o Alemão. Partindo deste princípio, o jornal norte-americano “The Washington Post” questionou quais seriam as Línguas do futuro.

Mercados em crescimento
O British Council realizou uma pesquisa relacionada com os 20 mercados em crescimento e as suas Línguas. Embora fosse mais direcionado para os britânicos, o estudo concluiu compensava mais investir no Brasil, na Rússia, na Índia e na China.

Considerando as previsões demográficas e de mercados para 2050, conclui-se que as Línguas mais importantes serão o Chinês, o Hindi, seguidas do Bengali e Urdu. O Português surge em sétimo lugar, logo a seguir ao Espanhol.

Segundo estes dados, verifica-se uma tendência de evolução dos mercados da Ásia e do Médio Oriente e uma menor presença dos mercados europeus e norte-americanos.

Contactar com mais pessoas
Por sua vez, Ulrich Ammon, linguista alemão, divulgou os resultados de uma pesquisa sobre as Línguas mais faladas e aquelas que têm mais aprendizes. Concluiu que se o objetivo é falar com um maior número de pessoas, o melhor será aprender Chinês, Francês ou Espanhol.

Segundo Ammon, se o objetivo é investir num só idioma, o Chinês é o ideal. Contudo, “apesar de o Chinês ter três vezes mais falantes nativos do que o Inglês, não está tão espalhada no mundo”, lembra o linguista, salientando ainda que “é raramente usado em ciência e é difícil de escrever e ler”.

Sobre o Francês, Ammon considera que “perdeu importância em algumas regiões e especialmente na Europa nas últimas décadas”, mas que “poderá voltar a ganhar influência se o Oeste Africano, onde é falado frequentemente, se tornasse mais estável a nível político e mais atrativo economicamente”. Segundo um estudo realizado pelo banco de investimento Natixis, o Francês será falado por 750 milhões de pessoas em 2050, podendo ser o idioma mais falado no mundo.

O Inglês, sem surpresa, é a língua que permite a visita a mais países – 101, precisamente. Nstas contas entram os países que têm essa Língua como nativa e também aqueles em que simplesmente é falada, não necessariamente dominada.

Segundo o 18.º relatório da “Ethnologue”, a Língua Portuguesa permite a visita a 12 países, enquanto que a Russa permite visitar 18.

Fonte: Jornal de Notícias – Portugal

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes