Rede estadual oferta aulas de mandarim a estudantes em 2018

Confira os locais que o governo do Estado escolheu para ter aulas do idioma com mais falantes nativos em todo o mundo.

Uma novidade passa a fazer parte do cotidiano da Escola Viva Profº Fernando Duarte Rabelo e o Centro Estadual de Idiomas (CEI) de Vitória. Os alunos começam a fazer aulas de mandarim no próximo ano.

O governador Paulo Hartung anunciou o novo curso de idioma nessa quinta-feira (23) no Palácio Anchieta. Ele estava acompanhado da diretora chinesa do Instituto Confúcio, Ana Qiao.

“Vamos introduzir mandarim em nossa rede e, para isso, estamos buscando parcerias para avançarmos com recursos importantes, principalmente, com recursos humanos, para auxiliar na orientação e capacitação de nossos jovens”, destacou o governador.

Além das aulas de mandarim, foram anunciadas também a inclusão de mais 130 novas vagas para bolsas de intercâmbio e a implantação de dois novos Centros Estaduais de Idiomas, em Linhares e São Mateus.

 

 

MANDARIM NAS ESCOLAS

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está firmando uma parceria com o Instituto Confúcio. A organização é sem fins lucrativos e tem sede em Pequim. O objetivo é promover a língua e a cultura da China em todo o mundo.

Segundo Haroldo Rocha, secretário da pasta, as negociações com o instituto já acontecem há um ano e recentemente conheceu a experiência dele no Rio de Janeiro. “A ideia é acrescentar a experiência e o material pedagógico oferecido pelo instituto, com objetivo de agregar aos estudantes diferentes modalidades de aprendizagem da língua”, ressaltou.

“O mandarim é a língua mais falada em todo o mundo. Temos parceria em 145 países. A importância e a influência mundial da China é cada vez maior. Todos os países têm que estar mais abertos a esses programas culturais”, destacou a diretora chinesa do Instituto Confúcio, Ana Qiao.

NOVOS CENTROS ESTADUAIS DE IDIOMAS

Mais dois novos Centro Estaduais de Idiomas (CEI) serão implantados, em 2018, nos municípios de Linhares e São Mateus. Cada CEI abrirá 500 vagas.
O Centro Estadual de Idiomas (CEI) foi criado em 2009 para a oferta de língua estrangeira aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes