Publicação sobre patrimônio cultural é lançada em português

Publicação sobre Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial é lançada no Iphan

salvaguarda_capaO Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a UNESCO anunciam, nesta terça-feira (12/05), ainda no marco das comemorações dos 10 Anos da Convenção, a versão em português dos “Textos base da Convenção de 2003 para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial”. O material, editado pela UNESCO em 2012 em outras línguas, será apresentado durante o II Encontro de Avaliação da Política de Reconhecimento do Patrimônio Cultural Imaterial, organizado pelo Iphan e que acontece em Brasília entre 12 e 16 de maio de 2014.

Os Textos base, publicados inicialmente em março de 2009, foram concebidos como um instrumento prático à disposição de todos os envolvidos, que proporciona acesso rápido e melhor compreensão dos dispositivos da Convenção de 2003. Esta nova edição apresenta as decisões da quarta sessão da Assembleia Geral dos Estados-partes na Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, realizada de 8 a 12 de junho de 2012 na sede da UNESCO em Paris. Vários elementos importantes das Diretrizes Operacionais foram alterados, tais como o princípio de um limite anual geral para as propostas de inscrição e a prioridade dada à Lista do Patrimônio Cultural Imaterial que Requer Medidas Urgentes de Salvaguarda.

A Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial é considerada um elemento chave no processo de reconhecimento do poder transformador do patrimônio cultural. No prefácio da publicação, a Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, lembra que em menos de 10 anos desde sua adoção a Convenção já tinha obtido a adesão de 145 Estados-membros, “um impressionante índice de adesão que revela a importância que os povos atribuem ao seu Patrimônio Cultural Imaterial e a relevância de nossas ações pioneiras nessa área”.

Acesse aqui a publicação online.

Mais sobre a publicação

A Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial é um elemento-chave no processo de valorização de Patrimônio Cultural. Em menos de 10 anos desde sua adoção, a Convenção já obteve a adesão de 145 Estados-membros, um impressionante índice de adesão que revela a importância que os povos atribuem ao seu Patrimônio Cultural Imaterial e a relevância de ações pioneiras da UNESCO nessa área. A expressão Patrimônio Cultural passou a fazer parte do discurso diário, e a necessidade de protegê-lo tem sido amplamente reconhecida. Os Textos base, publicados em março de 2009, foram concebidos como um instrumento prático à disposição de todos os envolvidos, que proporciona acesso rápido e melhor compreensão dos dispositivos da Convenção de 2003. Esta nova edição apresenta as decisões da quarta sessão da Assembleia Geral dos Estados-partes na Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, realizada de 8 a 12 de junho de 2012 na sede da UNESCO em Paris. Vários elementos importantes das Diretrizes Operacionais foram alterados, tais como o princípio de um limite anual geral para as propostas de inscrição e a prioridade dada à Lista do Patrimônio Cultural Imaterial que Requer Medidas Urgentes de Salvaguarda. A necessidade mais premente é a de capacitação para alavancar a implementação da Convenção de 2003. Os Textos base representará um apoio indispensável a esse objetivo.

Título original: Basic texts of the 2003 Convention for the Safeguarding of the Intangible Cultural Heritage, 2012 edition
Brasília: UNESCO, 2014. 105 p.

Fonte: UNESCO Brasil

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes