Professora e músico de Domingos Martins lançam CD inédito em pomerano

Iago Miranda

Domingos Martins, mais uma vez, se destaca na defesa da cultura pomerana. Com objetivo de incentivar o aprendizado dessa língua nas escolas, um CD de músicas infantis tradicionais produzido pela professora Lilia Jonat Stein será lançado hoje, às 10hs, durante a Kinderfest, em Campinho.

O álbum “Rememorar para Ressignificar”, que tem 20 faixas e duração aproximada de 32 minutos, foi criado com apoio de um edital da secretaria de Estado de Cultura. O trabalho contou com a parceria do experiente músico martinense, Eden Schwambach Junior, 48.

Eden Schwambach Junior e a professora Lilia Jonat Stein

“As canções abordam temas ensinados na escola, como reciclagem, coleta seletiva, higiene, escovar bem os dentes, além de músicas já consagradas e de domínio público”, explica a idealizadora do projeto.

Há mais de 30 anos trabalhando com o ensino em comunidades pomeranas, Lilia encontrou incentivo na própria infância, quando era proibida de falar na língua materna e viu muitas colegas levarem castigo dos professores por não compreender o português.

 

“Agora, o pomerano está passando mais do que nunca por um período de vulnerabilidade. Se a gente não tiver registros como este, em pouco tempo ela vai desaparecer”, justifica Lilia.

Responsável pela parte instrumental do trabalho, Eden garante: “A gente se emocionou a cada novo ensaio, diante das letras, adaptações e arranjos de cantigas que fazem parte das nossas vidas. Além disso, quantas crianças vão cantar e se divertir ao som da língua de origem?”.

Foram feitas, inicialmente, 2500 cópias, que serão distribuídas em sua maioria para professores das escolas onde há comunidades pomeranas. Em breve, o conteúdo deverá estar disponível também no youtube.

Fonte: Notícia Capixaba

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes