Professora desenvolve livro para a alfabetização de alunos com surdez

O material alfabetiza com linguagem de sinais e português escrito. Segundo intérprete de libras, metodologia facilita o aprendizado. 

A professora Adeilsa Nevesde desenvolveu um livro para alunos com deficiência auditiva, em Iúna, na região Sul do Espírito Santo. O livro alfabetiza por meio da linguagem de sinais e português escrito. Segundo a docente, não havia nenhum material didático adequado para os alunos e, por isso, usou a experiência adquirida em sala de aula para escrever o livro.

Para a professora, o aluno com deficiência auditiva precisa saber a linguagem dos sinais e também a escrever a Língua Portuguesa. “Nós encontramos hoje no mercado, materiais para ensinar libras de forma generalizada. Agora, o bilinguismo não existe. Não temos material nenhum. A dificuldade é essa. Precisamos de uma material em que ele possa ter simultaneamente um aprendizado tanto de língua de sinais, quanto de língua portuguesa escrita”, disse.

Segundo a intérprete de libras, Raquel Bitencourt, a metodologia facilita o aprendizado, porque eles podem aprender de uma forma mais concreta, mais fácil. “Eles não entendem a língua escrita da mesma forma que nós entendemos, nós temos uma facilidade para ler o que está escrito e entender. Para os deficientes auditivos, a forma escrita geralmente muda um pouco. Por exemplo, nós lemos que a casa é bonita, para eles, somente casa bonita eles entendem”, justifica.

O livro conta com 62 páginas e é utilizado, por enquanto, somente por alunos de Iúna. A professora procura ajuda para publicá-lo e para que mais crianças tenham acesso ao material. Quem quiser ajudar a publicar o livro, pode entrar em contato com a Escola Estadual Henrique Coutinho, pelo telefone (28) 3545-1318.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes