Colóquio de Letramento e Linguagem reúne exposição de pesquisas na Faced (UFJF)

“Letramentos múltiplos: desafios da formação de professores e do aluno da educação básica” é o tema principal do II Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino, organizado pelo Grupo de Pesquisa Fale, em parceria com a Faculdade de Educação (Faced) da UFJF. O colóquio será realizado de 20 a 22 deste mês, na própria Faced. A coordenadora do grupo de pesquisa e do evento, Tânia Magalhães, informa que os participantes farão reflexões à respeito do ensino da língua nas escolas. “A expectativa é de que as discussões e propostas para sala de aula não fiquem só na teoria, mas que sejam apresentadas questões práticas também”.

O evento traz ao campus da UFJF as pesquisadoras Roxane Rojo, da Unicamp, e Marlene Carvalho, da Universidade Católica de Petrópolis. Para Hilda Micarello, que faz parte da comissão científica do colóquio, é importante a presença de convidados externos. “A ideia é abrir um espaço que mescla a exposição de pesquisas com trabalhos acadêmicos. A professora Roxane, por exemplo, trará um debate mais atualizado sobre o que está sendo discutido sobre os letramentos múltiplos nas escolas, e a professora Marlene trabalhará o tema da alfabetização no contexto atual”.

Na quinta-feira, dia 20, Roxane Rojo abre as atividades com um minicurso, cujo tema é “Multiletramentos e materiais didáticos interativos”, a partir das 14h. Mais tarde, às 19h, haverá uma mesa de discussões, na qual ela falará sobre os desafios da educação básica para o aprendizado de línguas e a professora da Faced, Neusa Salim, abordará o tema “Discursos, frames e valores – a sala de aula na voz discente”.

Na sexta-feira, dia 21, estudantes e professores inscritos terão oportunidade de realizar apresentações de trabalhos, divididas em duas modalidades: pesquisas que têm como objetivo a divulgação e discussão de resultados de investigações acadêmicas e relato com a intenção de compartilhar experiências sociológicas bem-sucedidas.

No terceiro e último dia, 22, às 10h, serão apresentados os trabalhos “Um pacto para a formação continuada de alfabetizadores”, de Marlene Carvalho, e “Letramento, linguagem e ensino na transição entre educação infantil e ensino fundamental”, de Hilda Micarello. Além disso, a professora Luciane Magalhães discutirá a situação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Juiz de Fora e região.

Confira a programação completa do colóquio.

Fonte: UFJF – Secretaria de Comunicação

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes