Produtividade de mulheres pesquisadoras é mais afetada pela pandemia
Idealizadora do Parent in Science afirma, em entrevista à Rádio UFMG Educativa, que a maioria enfrenta dificuldades para conciliar o cuidado com os filhos e o trabalho acadêmico
Maternidade no Lattes
Uma das iniciativas do Parent in Science é o Maternidade no Lattes, que reivindica a inclusão do período da licença-maternidade no currículo Lattes, um dos principais instrumentos de avaliação da produtividade de cientistas no Brasil. O movimento foi gestado em 2018, durante o Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência, promovido pelo projeto.
“Essa requisição, feita ao CNPq, tem um objetivo bem claro: sinalizar que alguma queda [de produtividade acadêmica] que ocorra nesse período [de licença-maternidade] seja justificada. Em março de 2019, o órgão concordou com a requisição, mas, na prática, a medida ainda não foi implementada”, explicou Fernanda.
Na entrevista, a pesquisadora falou ainda sobre as alternativas ao modelo de avaliação da produtividade de profissionais da ciência, hoje medida pela publicação de artigos. Esse sistema impede que mulheres e homens tenham as mesmas chances na concorrência aos editais de financiamento das agências de fomento.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.