Prêmio Literário para autores angolanos
O Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC), do Ministério da Cultura, anunciou a abertura do período de recepção das obras concorrentes ao Prêmio Literário Sagrada Esperança, edição de 2016.
Autores angolanos com ou sem obra publicada podem participar do concurso organizado em parceria com a Fundação Dr. António Agostinho Neto e o Banco Caixa Angola, que patrocina a iniciativa.
Ao vencedor caberá o prêmio no valor de 1.500.000 kwanzas (um milhão e quinhentos mil kwanzas), um diploma, um troféu e a edição da obra.
O Prémio Literário Sagrada Esperança, instituído em 1980 em homenagem ao Poeta Agostinho Neto, visa promover o enriquecimento do universo simbólico e do imaginário da língua portuguesa através do discurso literário, incentivar a criação literária entre os autores nacionais bem como assegurar o surgimento habitual e alargado de novas obras editadas.
Na edição 2015, o vencedor foi Manuel Adriano Paulo, com a obra “Massamba”. Conquistaram ainda os escritores Manuel Rui Monteiro, com “Quem me dera ser onde” (1980), José Luís Mendonça, com “Chuva Novembrina” (1981), João Maiomona, com “Trajectória Obliterada” (1984), Ondjaki com a obra “E, se amanhã o medo”(2004), Adriano Mixinge, com “O Ocaso dos Pirilampos”(2013), entre outros.
Os candidatos têm até ao dia 31 de maio para submeterem à apreciação do júri as suas obras, que devem ser entregues nas instalações do INIC.