O árabe vai ter um certificado linguístico internacional, tal como inglês

Como o inglês, o árabe, que é quinta língua mais falada no mundo, terá o seu certificado internacional, o que lhe permitirá ser ensinada por poderes públicos e laicos. Este certificado terá o mesmo reconhecimento que o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) para inglês.

Instituto do Mundo Árabe (IMA) anunciou o lançamento de um certificado reconhecido internacionalmente em árabe destinado a atestar um nível de mestria da língua.

“O árabe é a quinta língua mais praticada no mundo e, até agora, não tem nenhum certificado internacional, uma ferramenta essencial para melhorar e desenvolver o seu ensino”, disse Jack Lang, presidente do Instituto durante uma apresentação pública.

O Cima, sigla para “Certificado Internacional de Proficiência em Árabe,” é destinado a qualquer pessoa com mais de 15 anos, que “queira ter um nível certificado em árabe, quer por razões académicas, profissionais ou pessoais e serve para “promover o nível linguístico de um candidato” que se candidata a um trabalho ou um curso de formação. As primeiras sessões de exames serão realizadas na primavera, na Europa, e em mais de uma dezena de cidades do mundo árabe.

O exame irá avaliar vários níveis de proficiência em árabe “padrão moderno” (usado nos meios de comunicação, a Internet e comum a todos os países árabes), definido pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, um documento do Conselho da Europa. Incluirá vários testes de compreensão e expressão oral e escrita. Este certificado também tem um propósito político: “O árabe deve ser ensinado por autoridades públicas e laicas para impedir que os islamistas ponham a mão no assunto”, disse Jack Lang.

Fonte: Bantumen

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Visite nossos blogs
Clique na imagem
Clique na imagem
Visitantes
Arquivo