Nota de Pesar

Nota de Falecimento

É com pesar que a comunidade acadêmica do Instituto de Letras informa a todos o falecimento da Professora Emérita da UFBA e acadêmica Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso, ocorrido na manhã de 02/05/2018.  Comunicamos que o sepultamento ocorreu dia 03 de maio, às 10h, no cemitério Jardim da Saudade.

A história de Suzana Alice se confunde com a do nosso Instituto e com a da UFBA. Graduada em Letras Neolatinas pela UFBA em 1960, ingressou nos quadros do curso de Letras como docente em 1963, no qual formou inúmeras gerações de professores e pesquisadores. Aposentada desde novembro de 2007, continuava atuando na pós-graduação, orientando e dirigindo o importante projeto de pesquisa de âmbito nacional, o Projeto ALiB (Atlas Linguístico do Brasil), do qual é Diretora-Presidente. A participação de Suzana Alice no meio acadêmico sempre foi plena, engajada politicamente, participou ativamente dos movimentos reivindicatórios docentes e sua voz era ouvida em todos os movimentos grevistas ao longo de sua carreira como servidora ativa.

A Universidade Federal da Bahia que a acolheu desde a juventude, o Instituto de Letras que ela ajudou a criar a partir de 1968 e lutou para a construção de sua sede no campus de Ondina e a família ALiB estão de luto.

 

Salvador, 02 de maio de 2018

 

Profa. Dra. Risonete Batista de Souza

Diretora do ILUFBA

Universidade Federal da Bahia

Instituto de Letras

Rua Barão de Jeremoabo, 147 CEP: 40170-290 Campus Universitário – Ondina – Salvador – BA

Tel.: (071) 3283-6207 Fax: (071) 3283-6208 E-mail: letras@ufba.br

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes