Mozilla Common Voice vai criar banco de voz para língua Suaíli

Organizações sem fins lucrativos estão investindo US$ 3,4 milhões para criar um banco de dados de voz na língua africana

O investimento vem de organizações sem fins lucrativos internacionais, como a Fundação Bill & Melinda Gates, Corporação Alemã para Cooperação Internacional e a Foreign Commonwealth & Development Office. Com o dinheiro, será possível contratar desenvolvedores e trazer voluntários para criar um banco de dados de voz na língua africana.

“Ao facilitar a doação de dados de voz em Suaíli, a Common Voice ajudará os africanos orientais a desempenhar um papel direto na criação de tecnologia que ajuda em vez de prejudicar suas comunidades”, disse Chenai Chai, assessora especial da Fundação Mozilla.

Ao todo 100 milhões de pessoas têm o Suaíli como língua materna, falado principalmente no Quênia, Uganda, Tanzânia, Ruanda, Burundi e Sudão do Sul.

O Mozilla Common Voice foi criado em 2017 como uma alternativa às grandes empresas que trabalham no mercado de voz. Até o momento, o Common Voice conta com mais de nove mil horas de dados em 60 idiomas diferentes, considerado o maior conjunto de dados de voz público do mundo.

Fonte: Voicebot

Deixe uma resposta

IPOL Pesquisa
Receba o Boletim
Facebook
Revista Platô

Revistas – SIPLE

Revista Njinga & Sepé

REVISTA NJINGA & SEPÉ

Visite nossos blogs
Forlibi

Forlibi - Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

Forlibi – Fórum Permanente das Línguas Brasileiras de Imigração

GELF

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

I Seminário de Gestão em Educação Linguística da Fronteira do MERCOSUL

Clique na imagem
Arquivo
Visitantes