Lunda Sul: Enaltecida inclusão da língua nacional Cokwe no sistema de ensino
Lunda Sul: Enaltecida inclusão da língua nacional Cokwe no sistema de ensino
Saurimo – A governadora da província da Lunda Sul, Cândida Narciso, enalteceu nesta quarta-feira, 04/03, a iniciativa da Direcção Educação em incluir a língua nacional Cokwe no sistema normal de ensino, pois contribuirá na salvaguarda dos valores culturais da região.
Falando à imprensa no final da sua visita de constatação em algumas instituições escolares do município de Saurimo, Cândida Narciso disse que a implementação das línguas nacionais deve ser abrangente em todos os sistemas de ensino (desde o ensino primário ao secundo ciclo do ensino secundário), por formas a permitir que o aluno cresça dominando a sua língua local.
“ Dada a sua importância no mosaico cultural angolano, as línguas nacionais devem ser transmitidas muito cedo, uma vez que simbolizam a identidade de um povo e, consequentemente, a sua valorização”, disse.
Encorajou os professores ligados a língua nacional Cokwe no sentido de continuarem com a mesma vontade, contribuído assim na preservação das línguas e consequentemente da cultura do país.
Em Angola existem cerca de 20 línguas nacionais, das quais se destacam seis, o kimbundo, que é falado nas províncias de Luanda, Malanje, Cuanza Norte, Cuanza Sul e Bengo.
As outras línguas nacionais de maior expressão em Angola são o kicongo (Uíge e Zaire), umbundo (Benguela, Huambo, Bié e Huíla), otchicuanyama (Cunene), Cokwe (Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico) e nganguela (Cuando Cubango).
As línguas nacionais são faladas principalmente nos meios sub-urbanos e no interior do país, mas a maior parte da população angolana, utiliza habitualmente o português, que é a língua oficial do país.